UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE (RE) CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA

MARIA SÔNIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO

Resumo


Nesta pesquisa pretendeu-se investigar como ocorre o processo de (re) construção de conceitos de Física em atividades experimentais em cursos de Física a distância, por meio de atividades experimentais reais e virtuais. Assim, analisou-se pontos que hoje são importantes para a visão acadêmica, do processo do ensino e da aprendizagem no laboratório didático no ensino de Física. Para atingir esse objetivo, foi utilizada como principal referencial teórico a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), que busca explicar os impactos da introdução das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade em termos das mudanças cognitivas e individuais resultantes, com o desígnio de compreender e definir os invariantes e as representações após o uso do laboratório virtual e real. Além disso, utilizaram-se as visões filosóficas e epistemológicas de Lévy, que determinaram a compreensão e a definição das ideias deste processo da (re) construção das atividades experimentais dos conteúdos de Física no laboratório didático na modalidade de Educação a Distância. Para a análise dos dados obtidos empiricamente, utilizou-se uma metodologia qualitativa de tipo estudo de caso, complementado com uma metodologia de investigação do tipo microetnográfico, ao analisar o discurso verbal e gestual por meio de indicadores de imagens mentais, utilizadas pelos estudantes durante as entrevistas, após a realização das atividades experimentais. Diante dos resultados adquiridos, pontua-se de forma geral que esta tese apresenta subsídios para afirmar que a realização de atividades experimentais virtuais permite aos estudantes de Física a distância serem estimulados a usarem as atividades experimentais reais, o que os auxilia no processo da (re) construção dos conceitos da conservação de energia mecânica, principalmente em situações ideais – que não ocorre no cotidiano – típicas de situações de colisões elásticas e superelásticas. E que os processos de (re) construção conceitual ocorrem igualmente tanto por meio de mediações diversificadas que são encontradas pelos estudantes de forma autônoma como por meio do que é disponibilizado no processo formal de ensino.

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