O PENSAMENTO COMPLEXO COMO FIO CONDUTOR DA PRAXIS EDUCATIVA NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

DANIEL ARAUJO

Resumo


Os Programas de Educação Ambiental usualmente estão presentes nos
Planos Básicos Ambientais de empreendimentos passíveis de licenciamento
ambiental. Estes Programas, por sua vez, são executados em contextos permeados
por diferentes interesses, seja do empreendedor, seja pela população atingida pelos
impactos ambientais do empreendimento em licenciamento. Entende-se assim que a
adoção de referenciais teóricos baseados na Complexidade e no Pensamento
Complexo podem fomentar a elaboração de Programas alinhados a este cenário
permeado por conflitos e desafios. Partindo-se deste entendimento foi proposto o
seguinte problema: qual é a relação existente entre o perfil acadêmico e profissional
de educadores ambientais que atuam no âmbito do licenciamento e a elaboração de
Programas de Educação Ambiental detentores de características relacionadas à
Complexidade e ao Pensamento Complexo? A fim de responder a este problema
definiu-se o seguinte objetivo geral: analisar se há relação entre o perfil acadêmico e
profissional de educadores ambientais que possuem Programas de Educação
Ambiental protocolados junto à superintendência estadual do IBAMA no Rio Grande
do Sul e a elaboração de Programas de Educação Ambiental detentores de
características relacionadas à Complexidade e ao Pensamento Complexo. Para isso
foram analisados cinco Programas de Educação Ambiental protocolados na
Superintendência do IBAMA no Rio Grande do Sul e os currículos dos técnicos que
elaboraram tais Programas. Esta análise foi realizada com base em Pesquisa
Documental e Análise de Conteúdo. Ao considerar os dados coletados e discutidos
ao longo da tese foi possível responder que há relação existente entre o perfil
acadêmico e profissional de educadores ambientais que atuam no âmbito do
licenciamento e a elaboração de Programas de Educação Ambiental detentores de
características relacionadas à Complexidade e ao Pensamento Complexo. Esperase
que a tese possa contribuir junto aos órgãos de controle ao adotarem, em seus
procedimentos, uma matriz de critérios capaz de avaliar preliminarmente os técnicos
que serão responsáveis pelos Programas. A tese também pode contribuir junto aos
próprios técnicos responsáveis pela elaboração de Programas de Educação
Ambiental, os quais poderão incorporar, na sua práxis, princípios relacionados à
Complexidade e Pensamento Complexo.


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