PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENSINO E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO

Sheila Motta Steffen do Nascimento

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar aproximações entre as estratégias espontâneas utilizadas pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental para resolver problemas matemáticos e os procedimentos de ensino de seus professores diante de tais estratégias. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa e empregando-se estudo de caso, composto pela observação de aulas de duas professoras, aplicação e audiogravação de resolução de problemas multiplicativos e análise de dados de 21 alunos de uma escola estadual do município de São Sebastião do Caí/RS. Este estudo teve como questão norteadora: Que aproximações são possíveis entre as estratégias espontâneas das crianças do 4º ano do ensino fundamental para resolver problemas multiplicativos e os procedimentos de ensino de seus professores? A resposta ao problema fundamentou-se tanto em teorias que discutem as estratégias espontâneas das crianças quanto no campo conceitual multiplicativo. Os resultados encontrados evidenciaram que a multiplicação ainda é considerada difícil de ser ensinada e que os erros dos alunos pouco são utilizados para um novo procedimento de ensino. As análises apontam para a falta de intervenções adequadas dos professores diante dos erros e das estratégias que os alunos encontram para a resolução de problemas. Diante disso, percebe-se a dificuldade que professores e alunos enfrentam quando o assunto são as estruturas multiplicativas, abrindo-se um leque de possibilidades de pesquisas para a evolução de procedimentos de ensino.

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