A INVESTIGAÇÃO COMO POSTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO MARANHÃO

Celina Amelia da Silva

Resumo


Considera-se que a formação inicial de professores de Matemática deve ser pautada por discussões e reflexões orientadas para a formação de um profissional ético, crítico, reflexivo, criativo e autônomo, com competência para enfrentar os desafios educacionais atuais. Pondera-se que o desenvolvimento de uma postura investigativa, pelos licenciandos, ao longo do processo de formação inicial, pode se constituir em um caminho para a vivência de diferentes contextos educativos, o planejamento de ações educativas apropriadas à educação básica, bem como provocar um processo de reflexão em torno de questões que envolvem a escola, os estudantes, a Matemática, seu ensino e aprendizagem como caminho para produção de conhecimentos sobre essas questões, contribuindo para a formação de um profissional com o perfil apontado. Entende-se importante, também, focar a pesquisa em contextos locais, como forma de produzir conhecimento sobre um entorno específico, investigando particularidades que, analisadas sob uma perspectiva teórica mais ampla, pode produzir um conhecimento que, além de trazer contribuições a esse entorno, coloque o foco da investigação em pauta de discussão em outros contextos. Foi com base nesses entendimentos que a presente tese teve por objetivo investigar os cursos de formação de professores de Matemática do Estado do Maranhão no que se refere à possibilidade de formação de uma postura investigativa do licenciando em Matemática, buscando responder à seguinte questão: Os Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado do Maranhão propiciam aos seus acadêmicos possibilidades para o desenvolvimento de uma postura investigativa em seu processo de formação inicial? A investigação proposta se insere em uma perspectiva qualitativa e, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da investigação coordenadores de curso, professores formadores, licenciandos em Matemática, bem como foi realizada análise na legislação vigente relativa à formação de professores e nos projetos pedagógicos dos cursos envolvidos. Teoricamente, buscou-se respaldo em um conjunto de autores os quais apontam a pesquisa como possibilidade para o desenvolvimento da educação, particularmente no que se refere à formação de professores. Os resultados apontam que todos os segmentos entrevistados (gestores, professores formadores e acadêmicos) reconhecem a importância do desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa no processo de formação inicial, indicando a pertinência dos cursos de Licenciatura buscarem uma estrutura que permita tal desenvolvimento. Porém, apesar do entendimento da importância da pesquisa, a análise apontou que nos cursos participantes da investigação a mesma não ocupa lugar de destaque. Foi possível identificar o espaço do Trabalho de Conclusão de Curso como o lócus de desenvolvimento de pesquisa, tanto a partir da análise produzida nos Projetos Pedagógicos como da manifestação dos interlocutores da investigação. Embora tenha sido identificada a presença do desenvolvimento de pesquisas em espaços isolados dos cursos, a presença da constituição de investigação como postura não foi identificada. Destaca-se, porém, o potencial que os cursos apresentam, por meio de gestores, professores e acadêmicos, de incorporar o desenvolvimento de pesquisas no currículo.

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