O DOMÍNIO AFETIVO NO COMPROMETIMENTO DO ALUNO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO EM UMA ESCOLA FEDERAL

Lenice Mirandola da Rocha

Resumo


O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas. Origina-se de inquietações e observações acerca da influência do domínio afetivo em relação à aprendizagem de Matemática. É fruto da experiência da pesquisadora, como professora dessa disciplina dos diversos níveis de ensino e pela falta de investigações que tenham como tema o comprometimento dos alunos com o processo de aprendizagem. Frente a essas preocupações, constitui-se o problema de pesquisa: Como o domínio afetivo contribui para o comprometimento do aluno do Ensino Médio, no CMPA, em relação à aprendizagem em Matemática? Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como McLeod (1992), Chacón (2003), Felicetti (2011), Arantes (2003), Mahoney e Almeida (2007), Sisto e Martinelli (2008), Wallon (2007), Piaget (2007), Bishop (1999), entre outros. Caracteriza-se por ser um estudo de cunho quantitativo e qualitativo, envolvendo alunos (456) do Ensino Médio, que responderam a um questionário e entrevistas semiestruturadas com os oito professores de Matemática do Ensino Médio e cinco gestores desta instituição de ensino. Para analisar as informações provindas do questionário, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e, para examinar as entrevistas, o método da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2003). Os resultados associados aos alunos se referem às dimensões afetivas, especialmente às crenças, aos sentimentos e aos valores que influem diretamente no processo de aprendizagem da Matemática. Em relação às dimensões cognitivas, expressam-se por meio das estratégias que utilizam para aprendizagem dessa área de conhecimento. Na avaliação das entrevistas dos professores, verificou-se que estes utilizam diferentes estratégias para ensinar Matemática em função de suas crenças, sentimentos e valores, visualizando o aluno de forma integral, o que contribui para o seu comprometimento com a aprendizagem de Matemática. Na análise das entrevistas dos gestores, evidencia-se a cobrança de normas e regulamentos da instituição, assim como o empenho no cumprimento da proposta pedagógica do colégio. Diante de todos os aspectos abordados, foi comprovado que elementos do domínio afetivo estão contribuindo com o comprometimento dos alunos com a aprendizagem de Matemática.

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