AS TEORIAS IMPLÍCITAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESCOLA E DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERTENCENTES AO PIBID DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/RS

Temis Regina Jacques Bohrer

Resumo


Nas últimas duas décadas, várias discussões nortearam a formação inicial e continuada de professores. Nesse intuito, surge o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), que busca aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a Educação Básica e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de ensino. Na intenção de investigar o perfil pessoal e as Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem de quatro Professores Supervisores de Escola (SUP) e dezessete bolsistas de Iniciação à Docência (ID), todos vinculados ao PIBID, utilizou-se o método de pesquisa quali-quantitativo, realizando entrevistas com os SUP. Nesse sentido, foram aplicados questionários aos dois grupos, com questões fechadas e abertas, buscando caracterizá-los quanto ao perfil pessoal e profissional. Verificaram-se, também, as Teorias Implícitas de Ensino e de Aprendizagem dos supervisores (SUP) e acadêmicos (ID) anteriormente referenciados. As teorias analisadas foram a Ativa, a Tradicional, a Construtivista, a Crítica, a Tecnicista e o Fator de Contingência, adaptado da ciência administrativa. As investigações das Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem ocorreram através de entrevista estruturada com roteiro estabelecido e da análise de 30 afirmativas distribuídas equitativamente, a partir de uma escala de valores (escala Likert), variando de 1 a 5 quanto ao grau de concordância. Os resultados demonstraram algumas peculiaridades do grupo referentes às teorias investigadas e ao perfil pessoal e profissional, sugerindo um olhar mais reflexivo e crítico na escolha dos profissionais participantes do programa.

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