A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SITUADO NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Jacinta Lourdes Weber Bourscheid

Resumo


A educação formal constitui-se em um importante espaço para abordar a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, pois se torna necessário apostar em cidadãos que buscam um futuro sustentável com habilidades e postura constitutivas nos aspectos social, econômico, político e cultural, permitindo o diálogo entre as diferentes áreas do saber. Neste contexto, a presente tese tem como objetivo analisar a Formação Docente, em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, quanto aos pressupostos da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, no contexto da educação formal em um Instituto Federal de Educação, situado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada caracteriza-se como um Estudo de Caso com abordagem quanti-qualitativa de investigação. A coleta de dados foi efetuada com visita in loco por meio de questionário contendo perguntas mistas, estudos bibliográficos e análise de documentos do Curso de Ciências Biológicas. A pesquisa envolveu 15 docentes, 05 discentes do 5º semestre e 08 discentes do 7º semestre do Curso. Na análise das informações coletadas, utiliza-se como referencial de instrumento e método de interpretação a categorização, conforme Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que tanto os docentes quanto os discentes são conhecedores da falta do tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, nos aspectos: a) das diversas disciplinas; b) das estratégias de ensino; c) na Instituição como tema interdisciplinar interligando conteúdos; d) nos livros didáticos; e) na falta de embasamento sobre a Agenda 21. Na convergência dos saberes da formação docente com a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, ficou evidente que durante a formação Docente há a necessidade de maior abordagem do tema para a segurança da práxis dos futuros professores. Quanto ao Curso Superior de Ciências Biológicas, constatou-se a necessidade de uma intensificação efetiva para trabalhar o assunto, ressaltando que o tema em questão precisa ser mais abordado, inclusive entre os docentes do Curso, visto que a educação formal ressignifica e constitui paradigmas. Assim, é indispensável consolidar a articulação entre as diferentes disciplinas ministradas que embasam a temática analisada, para engajar o diálogo e a reflexão, interligando e contextualizando os conhecimentos, possibilitando a construção dos saberes mobilizados, utilizados e construídos na formação docente quanto a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

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