COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Hunder Everto Correa Junior

Resumo


Neste trabalho procuramos explorar uma das mais promissoras tecnologias
utilizadas atualmente no ensino de educação a distância: Comunidades de
Aprendizagem. Esta comunidade irá trabalhar sobre o tema da Educação Ambiental
promovendo uma pesquisa colaborativa através de um site na Internet.
Este site foi constituído utilizando o ambiente virtual Teleduc, este ambiente
virtual abrigou um projeto piloto de comunidades de aprendizagem. Neste estudo
de caso foram convidados a participar três grupos de alunos do ensino
fundamental e respectivos professores, geograficamente distantes. Foi proposto
um tema de interesse comum ligado à educação ambiental, a água. Durante
um período de 30 dias estes alunos fizeram pesquisas em conjunto e trocaram
seus dados e impressões pela Internet, através das ferramentas de comunicação
disponibilizadas pelo ambiente virtual Teleduc. Os dados utilizados nas
análises foram as interações entre os alunos, gravadas ou registradas nas
mensagens trocadas entre os membros da comunidade, assim como os resultados
alcançados pelos participantes em relação ao projeto desenvolvido. Esperamos
com o desenvolvimento da comunidade que os participantes envolvidos
tomem gosto pela pesquisa científica, bem como possibilitar a exploração
de novas tecnologias voltadas à qualificação dos alunos e professores permitindo
a formação de um cidadão mais crítico e atuante na preservação de nosso
meio-ambiente. Ainda que os resultados destas interações levem algum
tempo para surtir efeito, é possível desde já prever inúmeras possibilidades de
uso para comunidades de aprendizagem. Podendo ser utilizada em qualquer
área de atuação humana e servindo como um importante recurso do ensino
semipresencial.


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