RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁXIS DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURO PRETO DO OESTE – RO

Claydaiane Ferraz Andrade

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de dissertação de mestrado, cujo principal objetivo é investigar como os professores de Matemática do Ensino Médio das escolas estaduais de Ouro Preto do Oeste – RO percebem a utilização de recursos tecnológicos na práxis docente. A pesquisa foi constituída por aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e uma oficina, em que os professores, participantes do processo, puderam explorar os benefícios e a variedade de recursos oferecidos pela Tecnologia da Informação e da Comunicação, com o intuito de ampliar seus conhecimentos e refletir sobre sua aplicação no ensino de Matemática. Os dados coletados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, de forma a identificar quais recursos existiam no ambiente de trabalho dos educadores nessa localidade, bem como seu acesso e impressões quanto à utilização das tecnologias em sala de aula, no auxílio e aprendizagem do aluno. Embora reconhecendo a importância da TIC no ambiente escolar e cientes de vantagens no uso das mesmas, percebeu-se que muitos professores não a emprega com frequência em sala de aula, mesmo que as escolas da região disponham de diversas tecnologias. São vários os fatores mencionados pelos docentes que inviabilizam o uso de tecnologias nas aulas de Matemática, tais como: a carga horária extensa, pouco tempo de planejamento para preparar as aulas com outros recursos, falta de experiência com algumas ferramentas, ambiente informatizado com espaço físico adequado, indisponibilidade de tempo vago no horário em que são ofertadas as oficinas e internet de baixa velocidade.

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