A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE ROBÓTICA COM O APOIO DOS CONCEITOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Vinícius Silveira Magnus

Resumo


Este trabalho investiga as potencialidades da aplicação de projetos de robótica com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visando a possíveis construções de conceitos das áreas de Ciências e Matemática, objetivando verificar ações necessárias para implementar este projeto com a aplicação de atividades que abrangem a lógica de programação e a robótica com o apoio de conhecimento das áreas de Ciências e Matemática. Assim buscamos, primeiramente, trabalhos relativos às áreas exploradas, refletindo sobre aspectos teóricos em torno de construcionismo, robótica e projetos de trabalhos, retomando o conceito de habilidades e/ou capacidades. O projeto se constituiu a partir de uma perspectiva qualitativa, contemplando o desenvolvimento, aplicação e análise de um projeto de robótica por meio da visão de projetos de trabalho, relacionando seus conteúdos e atividades com conceitos das áreas de Ciência e Matemática. O estudo foca o desenvolvimento e resolução de problemas com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Na primeira etapa, foram trabalhos conceitos envolvendo robótica e lógica de programação, necessários para a segunda etapa, envolvendo a construção de protótipos escolhidos pelos alunos. O projeto se delineou em diferentes momentos, como a escolha do local, dos recursos empregados, das ações iniciais, a escolha dos experimentos, até a implementação, com o grupo, das atividades do projeto. Na análise, buscamos identificar, primeiramente, as ações que possibilitaram desenvolver, aplicar e avaliar o projeto, destacando potencialidades e/ou limitações do uso da robótica, bem como os conceitos relacionados a Ciências e Matemática, articulando as situações com o desenvolvimento/identificação de algumas habilidades e competências, tecnologias e de projetos de trabalho. Os resultados obtidos apontam indicativos de que conceitos científicos emergem no trabalho com a robótica e que muitas são as possibilidades de ações com a abordagem proposta, como o desenvolvimento de habilidades e competências, o desenvolvimento do trabalho em grupo, o estímulo do raciocínio lógico e o despertar para a tecnologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.