DA PRÁTICA À TEORIA: CAMINHOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NA ESCOLA

Janaina Freitas dos Santos

Resumo


A pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar como a formação in loco pode influenciar na tomada de decisões do professor frente à prática pedagógica de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O universo pesquisado envolveu oito professoras dos anos iniciais de uma escola pública de São Leopoldo/RS que participaram da formação continuada em matemática realizada na escola. As ideias discutidas na formação continuada de professores in loco tiveram como foco a resolução de problemas matemáticos aditivos e multiplicativos com vistas ao aprimoramento do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, tratando-se de um estudo de caso. Coletaram-se dados através de entrevistas semiabertas e de análise documental dos Planos de Estudo da escola e de atividades dos cadernos de planejamento de Matemática de duas professoras. Os resultados da pesquisa apontam que o professor tem papel fundamental frente ao desenvolvimento do que está estabelecido nos documentos oficiais e à sua prática efetiva em sala de aula. Sua decisão frente ao que deve ser ensinado e de como deve ser ensinado pode ser desde o papel passivo de simplesmente seguir o que está posto, como a de um profissional reflexivo que utiliza seus conhecimentos e a sua autonomia para propor e buscar novas alternativas frente a situações educativas.

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