EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATRIZ CURRICULAR OBRIGATÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E A OCORRÊNCIA DE ENFOQUES TRANSDISCIPLINARES

Gislaine Fatima Schnack

Resumo


A Educação Ambiental é tema bastante debatido no mundo acadêmico e escolar devido a sua importância para o desenvolvimento da cidadania voltada para transformação socioambiental do aluno. Na década das Nações Unidas para Educação para um Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), sendo país signatário, voltamos o olhar para a Educação em Ensino de Ciências e Matemática para a Sustentabilidade, neste estudo especificamente sobre Educação Ambiental. É na Educação Básica que os alunos aprofundam seus conhecimentos em Educação Ambiental, interligado com as diversas disciplinas do currículo obrigatório das escolas ,tendo como justificativa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política Nacional de Educação Ambiental que guiam os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as quais orientam a transversalidade da Educação Ambiental. Entretanto antes da Educação Ambiental chegar à Educação Básica, uma etapa muito importante se faz necessária, a formação dos professores do ensino formal, nas diferentes disciplinas do Ensino Fundamental e Médio. Desta forma a presente pesquisa propôs investigar os currículos dos cursos de formação dos professores de Ciências e Matemática de todas as Instituições de Ensino Superior presencial do Estado do Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas, no site do e-MEC, todas as Instituições de Ensino Superior presentes nas sete mesorregiões do estado com cursos de licenciaturas em ensino de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram localizados 34 cursos de Biologia, 14 de Física, 36 de Matemática e 15 de Química, totalizando 99 cursos. Posteriormente, foi feita a coleta dos currículos dos cursos no site das instituições;
após foi realizada a verificação da ocorrência ou não de enfoques da Educação Ambiental. Destes 99 currículos, 82 não dispõe da disciplina de Educação Ambiental no currículo obrigatório. Portanto para conhecer a estratégia que estes cursos utilizam para trabalhar a Educação Ambiental, foi elaborado um questionário online e encaminhado às coordenações dos cursos para verificar a estratégia utilizada para trabalhar a Educação Ambiental. Foi possível concluir que a maioria das instituições não disponibiliza a Educação Ambiental em seus currículos obrigatórios. Mesmo a Educação Ambiental podendo ser trabalhada de forma transversal conforme as diretrizes nacionais ou mesmo de forma transdisciplinar percebe-se que há uma distorção entre a teoria e a prática no que se refere a estes conceitos. Verificou-se,através da literatura e da pesquisa, o despreparo por parte do corpo docente para trabalhar questões ambientais integradas a sua matéria específica, sendo, portanto trabalhada de forma pontual e superficial, ou mesmo não sendo trabalhada. A inclusão da Educação Ambiental no currículo de formação dos professores inclui conteúdos como economia, sociedade e ambiente. Temas que exigem uma visão holística aberta com aporte histórico-crítico e teórico-científico que a Educação Ambiental vem construindo ao longo dos anos e que ainda assim não recebeu o status que deveria dentro das instituições de ensino. Faz-se necessária uma reflexão de nível institucional que possa criar estratégias didáticas para o ensino da Educação Ambiental de forma mais efetiva, que internalize valores, a ética ambiental e o comportamento pró-ambiental nos professores e alunos.


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