UM OLHAR SISTÊMICO SOBRE OS RECURSOS NATURAIS NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Joel Oliveira da Costa

Resumo


Os problemas ambientais contemporâneos decorrem, em grande medida, dos excessos do modelo consumista associado ao sistema econômico vigente. Nesse modelo, é necessário o aumento da produção com a utilização desenfreada dos recursos naturais, muitos deles são finitos e beirando à escassez. Para enfrentar tal situação, há a necessidade de desenvolver ações que busquem a conscientização ambiental a partir do conhecimento e da compreensão profunda das relações do ser humano com a natureza. Nesse contexto, a presente dissertação buscou investigar as percepções e concepções dos educandos sobre a utilização dos recursos naturais a partir de um olhar sistêmico. Para tanto, foram realizadas atividades diversificadas com estudantes do Ensino Médio durante um período de dois meses, incluindo a apresentação de vídeos, debates, apresentação de trabalhos pelos estudantes e aplicação de cinco Instrumentos de Coletas de Dados (ICD): três em forma de questionário, um na forma de registros em vídeo das apresentações dos temas desenvolvidos em grupos temáticos e outro na forma da dinâmica do cálculo da pegada hídrica. Os dados foram analisados sob a perspectiva dos métodos mistos, mais especificamente, por meioda Análise de Conteúdo para o âmbito qualitativo e pelas ferramentas das Estatísticas Descritiva e Inferencial, no que tange aos dados quantitativos. Os resultados demonstraram que, embora os estudantes possuíssem saberes relevantes na identificação de recursos naturais, havia dificuldades conceituais,no que tange ao reconhecimento específico deles,
confundindo, especialmente, “não renováveis” com “não recicláveis”. Resultados obtidos com a pegada hídrica evidenciaram a dificuldade na percepção do consumo indireto da água presente em alimentos, em produtos industriais e em serviços. Ao definir “sistema”, houve níveis distintos de complexidade nas respostas, embora as atividades realizadas em grupos possibilitaram uma compreensão mais ampla da relação do ser humano com os recursosnaturais. A temática desenvolvida proporcionou um olhar sistêmico a respeito das práticas sociais, incluindo o consumo e os recursos naturais, instigando nos alunos o sentimento de pertencimento ao ambiente e a necessidade de superar uma visão limitada do utilitarismo imediatista.


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