FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Margarete Fatima Borga

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições que uma experiência de formação continuada de professores em serviço pode oferecer para ressignificação das práticas de professores polivalentes para o ensino de conceitos matemáticos do campo multiplicativo por meio de resolução de problemas, e a sua influência na aprendizagem dos alunos. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Observatório da Educação da CAPES/INEP através de convênio com o PPGECIM/ ULBRA. Ponderou-se ser a formação continuada um processo possível de ressignificar, ampliar e consolidar os conhecimentos adquiridos, seja pela formação inicial ou pela experiência, podendo servir como apoio à ação pedagógica.Nesse sentido, este estudo teve como questão norteadora: Um projeto de formação de professores na escola pode contribuir para o processo de ensino e para a aprendizagem de resolução de problemas do campo multiplicativo de alunos que frequentam o 4º ano do Ensino Fundamental? Para o desenvolvimento do estudo, foram pesquisadas 2 professoras e 37 alunos d e uma escola municipal localizada no município de São Leopoldo, RS. Em busca de desvelar os subsídios que uma proposta de formação continuada pode oferecer aos professores, foram organizados
alguns caminhos de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e empregou-se a abordagem de estudo de caso, composto por aplicação de um questionário e entrevistas semiestruturadas com as professoras, audiogravações de diálogos produzidos nos encontros de formação e nas aulas observadas, dados evidenciados em protocolos encontrados no diário de classe das professoras e protocolos apresentados pelos alunos para resolver problemas em pré e pós-testes. Como ponto de partida, procurou-se conhecer concepções e saberes disciplinares das duas professoras sobre os significados do campo multiplicativo, o que forneceu elementos para organização do plano de formação. A aplicação, com os alunos, de pré e pós-testes compostos por problemas matemáticos do campo multiplicativo, no início e no final da formação continuada de professores, evidenciou os conceitos elaborados pelos alunos antes e depois da participação dos docentes na referida formação. A investigação se fundamentou tanto em teorias que discutem questões relacionadas à form ação continuada de professores, quanto em estudos sobre conceitos e aprendizagem do campo multiplicativo através de resolução de problemas. Os resultados encontrados
evidenciaram que as professoras envolvidas neste estudo apresentavam carência de conhecimentos didáticos e pedagógicos sobre o conteúdo do campo multiplicativo, dificultando a abordagem e mediação desse tema com os alunos; a reflexão sobre a prática permitiu aos docentes a (re)construção e ressignificação dos conhecimentos teóricos e práticos, podendo este fato ter influenciando a aprendizagem dos alunos. Destaca-se, assim, a necessidade de abordar os conceitos do Campo Conceitual Multiplicativo com maior ênfase nos cursos de formação inicial e continuada de professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.