UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO, NAS PRIMEIRAS QUATRO SÉRIES DE ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Vera Kern Hoffmann

Resumo


A presente dissertação contextualiza uma situação de aprendizagem e a implementação
de atividades nas séries iniciais da Educação Básica sob a perspectiva do Desenvolvimento
Sustentável. O tema parte da convicção de que nosso futuro e o de nossa comunidade não podem
ser somente de nossa responsabilidade, mas o são de todas as forças econômicas, políticas ou
culturais, o que, no entanto, não nos isenta de fazermos a nossa parte como cidadãos autônomos
e conscientes de nossos atos. A conscientização de nossa co-responsabilidade em relação às
futuras gerações nos obriga à ação. A educação dos estudantes para a ética e a responsabilidade
devem fazer parte dos objetivos prioriários dos professores. O estudo, sob a perspectiva do
Desenvolvimento Sustentável, permite que se avance nessa reflexão ao propor que a escola seja,
definitivamente, escola da vida e para a vida, escola que contribua para a superação de
dificuldades pessoais, socioambientais, intelectuais e afetivas, com as quais o estudante se
defrontará, passo a passo, em seu caminho de vida.
Tendo o Instituto de Educação Ivoti como local de pesquisa, foi realizado um projeto de
trabalho com os seguintes os objetivos: investigar como os professores desenvolvem os conteúdos
de educação sócio-ambiental para possibilitar alternativas de planejamento no processo educativo;
sensibilizar os professores sobre a necessidade do Desenvolvimento Sustentável para que haja
mudança de postura frente às situações que os cercam; implementar, nas primeiras quatro séries
do Ensino Fundamental, um projeto pedagógico que permita uma reflexão dos alunos sobre suas
atitudes na sociedade em que vivem.
Na primeira parte da dissertação, a análise teórica levanta as causas da linearidade do
pensamento científico. Sem a pretensão de esgotar o assunto, define e teoriza o conceito de
Desenvolvimento Sustentável. Para poder situar, no atual contexto, o desenvolvimento das idéias
acerca do meio-ambiente, aborda, através da retrospectiva histórica, as diferentes conferências
ambientais. Igualmente lança questionamentos sobre o sentido do ensino de Ciências e de
Matemática em todos os níveis da Educação Básica e traz à discussão o conceito de
interdisciplinaridade e dos objetivos dos projetos de trabalhos.
O estudo fez uso da metodologia de pesquisa qualitativa com a aplicação de pré-pesquisa,
reuniões de planejamento e análise da pós-pesquisa, com os professores envolvidos no projeto.
Imbuído dos princípios filosóficos que norteiam o próprio projeto político pedagógico da
Instituição em que a pesquisa se realizou, promoveram-se planos de ação no intuito de
consubstanciar os projetos educativos nas diferentes séries do Ensino Fundamental. Neles
estiveram envolvidos todos os estudantes dessas séries que - sob a orientação de seus professoresalém
de terem dado seus próprios depoimentos, trouxeram também os de seus pais. Em anexo,
encontra-se a documentação dos recursos e dos materiais utilizados por estudantes e professores

envolvidos na pesquisa.
O estudo criou um significativo espaço de reflexão para os professores e os motivou a
repensarem seriamente seus próprios conceitos sobre Desenvolvimento Sustentável, a ponto de
mudarem suas atitudes diante da problemática, por reconherem a importância vital da questão,
e, em conseqüência dessa mudança de posicionamento, passaram a adotar novas práticas de
ensino e aprendizagem em sala de aula. É da natureza humana - e isso vale também para
professores- que muitas vezes se está tão fortemente arraigado na certeza de que o modus vivendi
que se pratica é o único correto, tanto que a tendência mais comum de uma pessoa é de afastar
de si qualquer idéia ou tentativa externa que possa desestruturar seu modo de ver o mundo.
Portanto, se a presente dissertação frutificou de tal modo que conseguiu que um grupo maior de
pessoas passasse a revisar seus conceitos antigos e assumisse a convicção de que o mundo que
aí está não é necessariamente o único possível e que um outro mundo, sob premisssas mais justas
pode ser construído, então o projeto não somente atingiu plenamente os seus objetivos, como
também criou, para um grupo de pessoas, a base para o exercício da cidadania plena.


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