CRITÉRIOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Clarissa de Assis Olgin

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar temas de interesse para o Currículo de Matemática do Ensino Médio, com o seguinte problema de pesquisa: quais propostas temáticas, inspiradas em teorias curriculares contemporâneas, podem fornecer subsídios para o planejamento de outras formas de se apresentar a Matemática do Ensino Médio? O objetivo geral foi verificar quais os possíveis temas para serem trabalhados no Currículo de Matemática do Ensino Médio, considerando o que se deve ensinar, como ensinar e por que ensinar os conteúdos de Matemática, utilizando temas atuais, da realidade e que sejam considerados importantes para a formação dos estudantes do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo geral desta investigação, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: realizar uma ampla pesquisa bibliográfica referente a temas para o Currículo de Matemática do Ensino Médio em livros didáticos, no Exame Nacional do Ensino Médio e no Banco de Teses da CAPES; investigar quais são os critérios para escolha de temas para o Currículo de Matemática do Ensino Médio; investigar possibilidades metodológicas desenvolvendo sequências didáticas com os temas escolhidos; validar os temas através de experimentos com estudantes do Ensino Médio. Nos aportes teóricos, investigou-se a história do Ensino Médio no Brasil, buscando-se subsídios para a escolha de temas a serem desenvolvidos. Também, pesquisou-se o Currículo de Matemática, para compreendê-lo e propor temas relevantes para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos. De acordo com a fundamentação teórica que norteou os trabalhos educacionais, indica-se a necessidade de contextualizar os conteúdos matemáticos do Ensino Médio, de forma a propiciar ao estudante o aprender a conhecer, fazer, viver e ser. Nesse contexto, acredita-se que, desenvolvendo os conteúdos matemáticos através de temas de interesse, que envolvam aspectos relevantes da vida em sociedade, os estudantes conseguirão estabelecer relações entre a teoria e a prática. Para a escolha de tais temas, buscaram-se as contribuições de Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) e Silva (2009). A metodologia buscou investigar temas de interesse, que podem ser desenvolvidos no Ensino Médio para construção de conceitos matemáticos. O estudo permitiu a elaboração de uma classificação para os temas de interesse os quais podem ser trabalhados no Currículo de Matemática, dando significado ao conhecimento escolar, relacionando os conteúdos formais a situações práticas ou próprias da Matemática, podendo despertar a curiosidade dos estudantes para os conteúdos desenvolvidos, buscando formar sujeitos participativos, ativos e reflexivos na sociedade. Para isso, indicam-se caminhos para a prática docente, em sala de aula, através de trabalhos com temas de interesse, com exemplificação de três sequências didáticas com as temáticas: Contemporaneidade, Político-Social e Cultura. Duas sequências didáticas desenvolvidas com essas temáticas foram aplicadas em turmas do Ensino Médio, para análise das possibilidades e desafios do trabalho com as temáticas sugeridas. Após a aplicação da sequência didática, a análise foi realizada através dos dados coletados nas observações, filmagens, registros dos alunos, fotos, questionários, para mostrar a realidade da produção dos alunos nas atividades
propostas nas sequências didáticas. As temáticas elencadas foram: 7 Contemporaneidade(Criptografia, Meios de Comunicação – Internet e Teoria dos Grafos), Político-Social (Economia, Educação Fiscal, Poluição Sonora, Trabalho e consumo, Imposto de renda, Dívida externa e interna e Programas Sociais), Cultura (Arte e Esporte), Meio Ambiente (Fontes de energia, Radioatividade, Agrotóxicos, Água, Reciclagem de lixo e Desmatamento), Conhecimento Tecnológico (Computação gráfica, Ondas sísmicas e
Programa de posicionamento global –GPS) , Saúde (Doenças, Alimentação, Educação sexual e saneamento básico), Temas Locais (Trânsito e Impactos da mortalidade e natalidade) e Intramatemática (Números de Fibonacci, Números de Ouro, Fractais, Equações Diofantinas e Padrões matemáticos). Os resultados indicam que é possível indicar temáticas para serem desenvolvidas no Currículo de Matemática do Ensino Médio, inspiradas em teorias curriculares contemporâneas, contemplando os aspectos referentes ao que ensinar, como ensinar e porque ensinar.


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