A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS DA SILVA NATALINO DE BOA VISTA-RR

Francisco Flavio Nogueira da Silva

Resumo


Este trabalho trata de uma pesquisa sobre o ensino de trigonometria. Tem como objetivo investigar professores e alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino de Boa Vista-RR. A pesquisa focou o processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria na visão do professor e dos alunos, bem como os recursos didáticos usados como ferramenta para o desenvolvimento e a exploração deste conteúdo. Como instrumento de coleta de dados, foram empregados dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola citada. Foram propostas atividades contextualizadas envolvendo, pontos turísticos do Estado de Roraima e fenômenos do cotidiano como recurso motivacional relacionados ao conteúdo de trigonometria. Os dados coletados foram analisados visando dar resposta ao problema: qual a visão dos professores e alunos da Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino de Boa Vista-RR sobre a contextualização no ensino de Trigonometria no Ensino Médio? A análise dos dados mostrou que o conteúdo de trigonometria é tido como difícil, mas que a proposta focando um ensino contextualizado propiciou uma melhora na compreensão dos estudantes que tinham dificuldades com estes conteúdos de
Trigonometria.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.