Tendências no Ensino da Geometria nas Escolas Públicas Municipais de Esteio/RS

Vanderlei Adriano Petry

Resumo


O entendimento de que os conhecimentos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática da Educação Básica, aliado a pesquisas que vêm abordando questões sobre o abandono da Geometria e do seu ensino, as possíveis causas desse abandono, a necessidade de se ensiná-la, bem como seu resgate nas aulas de Matemática levaram a inquietações que deram origem à presente pesquisa. O objetivo é investigar os aportes didático-pedagógicos mobilizados por professores da rede pública municipal da cidade de Esteio/RS, no ensino de Geometria, nas séries/anos finais do Ensino Fundamental. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar como a Geometria é percebida e organizada no âmbito das escolas; investigar as estratégias de ensino e recursos utilizados pelos professores no trabalho com a Geometria; identificar as possíveis filiações teóricas que pautam a ação dos professores de Matemática no ensino da Geometria. Teoricamente, a investigação buscou respaldo em Pavanello (1993, 1989), Lorenzato (1995, 2006), Pereira (2001) e Andrade (2004), bem como nos documentos oficiais que regem a Educação no País e no Estado do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, a investigação está inserida em uma perspectiva quali-quantitativa, assumindo características de um estudo de caso. No âmbito da opção metodológica adotada, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário semiaberto e entrevista semiestruturada dirigidos aos professores da rede de ensino mencionada, bem como análise documental nos Planos de Estudos das escolas às quais esses professores estavam vinculados. Resultados apontam que os professores participantes da pesquisa consideram a Geometria muito importante para o aluno, porém ela ocupa uma posição de pouco destaque na organização curricular, sendo o último conteúdo a ser desenvolvido/ensinado. No que se refere às estratégias de ensino adotadas e recursos utilizados, a pesquisa aponta que o professor, para o desenvolvimento das aulas de Geometria, utiliza estratégias relacionando os objetos do mundo físico e situações do cotidiano do aluno com os conteúdos de Geometria, utilizando-se de diversos materiais manipulativos. A pesquisa evidenciou que o livro didático é utilizado, prioritariamente, para o planejamento das aulas e para os alunos resolverem exercícios. Quanto as estratégias e/ou utilização de recursos advindos das Tecnologias da Comunicação e Informação, a investigação revelou que os mesmos não estão muito presentes na ação desses professores. No que se refere a possíveis filiações teóricas, embora não fosse declarado pelos professores, explicitamente, percebe-se uma ação que considera a Geometria em uma abordagem com foco experimental no âmbito de uma visão Empírico Ativista.

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