EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ALUNO CEGO: AÇÃO DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO

Osmar Antônio Cerva Filho

Resumo


Esta  pesquisa  busca  promover  reflexões  sobre  o  ensino  da  Matemática  no processo de inclusão de um aluno cego. A investigação apresentada  está ancorada em  um  referencial  teórico  sobre  a  Educação  Matemática  para  alunos  deficientes visuais (cegos) e em aspectos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.  Esse  referencial  foi  construído  através  de  um  levantamento  em  artigos publicados  em  periódicos  e  em  eventos  da  Educação  Matemática  e  na  legislação educacional  inclusiva  vigente.  A  investigação  constitui-se  em  uma  pesquisa qualitativa,  do  tipo  estudo  de  caso.  São  objetos  de  análise  os  conteúdos  das mensagens das entrevistas semiestruturadas, bem como os dados coletados durante as  observações  realizadas  nas  aulas  de  Matemática  de  uma  classe  regular.  Esta investigação tem como sujeitos de pesquisa, professores da rede municipal de ensino de  Sapucaia  do  Sul/RS  que  possuem  alunos  deficientes  visuais  frequentando  a Educação Básica, professora da Sala de Recursos Multifuncional e um aluno cego da Rede Municipal de ensino. Almeja-se a partir do referencial teórico e da análise dos dados, responder como se desenvolve o processo de ensino da Matemática com um aluno cego em uma classe regular do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, se objetiva
investigar  as  ações  discente  e  docente  na  disciplina  de  Matemática,  sobretudo  as estratégias e ações de ensino utilizadas por professores de Matemática e professor de  sala  de  recursos  para  abordar  conteúdos  matemáticos  com  um  aluno  cego.  A análise dos dados permite identificar algumas ações docentes que podem influenciarna aprendizagem de conceitos matemáticos desse aluno. Tais ações vão desde a utilização de expressões e verbalismos, como o posicionamento corporal ao mostrar materiais em sala de aula e realizar explicações sem dirigir-se ao aluno cego. Além disso, identificou-se a carência de materiais acessíveis de apoio aos professores, que, de modo geral, não se sentem preparados a trabalhar com alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial.

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