PRÁTICA EDUCATIVA USANDO O SISTEMA SIENA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Caroline Medeiros Martins de Almeida

Resumo


Diante da necessidade de tornar as aulas de ciências mais  atrativas para os estudantes, o professor precisa criar novas estratégias para aumentar o interesse, a atenção e o entusiasmo do aluno em sala de aula. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo pesquisar, como a construção  e  a  utilização  de  uma  sequência  didática  no  Sistema  Integrado  de  Ensino  e Aprendizagem  (SIENA)  contribui para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem em conteúdos  de  Ecologia  do  6°  ano  do  Ensino  Fundamental  de  uma  Escola  Municipal  de Sapucaia do Sul. Neste trabalho apresenta-se a investigação, o desenvolvimento,  a  aplicação e a avaliação de uma sequência didática eletrônica para o 6° ano do Ensino Fundamental com o  tema  Ecologia.  A  sequência  didática  foi  desenvolvida  utilizando  o  SIENA,  que  é  um sistema  para  apoio  ao  desenvolvimento  do  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de  qualquer conteúdo, desenvolvido pelo convênio de pesquisa entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA),  Brasil, em convênio com o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife,  Espanha.  Para  o  desenvolvimento  da  sequência  didática  no  SIENA  foram necessárias as seguintes ações: o desenvolvimento de um mapa conceitual com o conteúdo, criação  de  um  grafo  de  conceitos  que  foram  trabalhados,  e  para  cada  conceito  há  uma sequência  didática  e  um  teste  adaptativo  com  30  perguntas.  A  presente  pesquisa  foi desenvolvida em quatro etapas. A primeira etapa consistiu  na elaboração do instrumento de pesquisa na plataforma SIENA criando o grafo com os conteúdos de Ecologia, o material de estudo através de um levantamento bibliográfico dos conceitos do conteúdo de Ecologia e a sequência  didática  eletrônica  com  o  conteúdo  a  ser  trabalhado  com  os  alunos  e  os  testes adaptativos. A segunda etapa envolveu a  exposição dialogada da matéria de Ecologia em sala de aula e a aplicação do pré-teste. Na terceira etapa ocorreu a utilização da plataforma SIENA
aplicando  a  sequência  didática  e  os  testes  adaptativos  e  a  aplicação  do  pós-teste.  A  quarta etapa envolveu a análise dos conteúdos adquiridos pelos alunos através dos testes adaptativos no SIENA, que estimam o grau de conhecimento do aluno para cada conceito, de acordo com as  respostas  dadas  pelo  estudante.  Os  dados  obtidos  foram  avaliados  com  base  nas ferramentas  da estatística descritiva ou na análise de conteúdo. As respostas foram expressas em frequência. Para comparação entre os valores do pré e pós-teste, utilizou-se o teste  t  de Student  para amostras pareadas e o teste Não-paramétrico de Wilcoxon. As diferenças foram consideradas  significativas  quando  p<  0,05.  A  análise  estatística  dos  dados  foi  feita  no software  SPSS  versão  10.1.  Comparando  as  respostas  entre  os  testes,  observamos  que  a maioria dos alunos apresentou maior número de acertos no pós-teste, se constituindo em um indicador  de  que  a  sequência  didática  eletrônica  pode  ajudar  o  professor  a  promover  a aprendizagem  dos  conteúdos  e  possibilitar  a  aproximação  dos  alunos  ao  conhecimento científico,  demonstrando  que  foi  possível  rever  e  aprender  o  conteúdo  de  Ecologia  de  uma maneira mais simples e divertida. Porém, também ficou evidente a dificuldade dos alunos em conceituar Ecologia, cadeia alimentar, relações harmônicas e relações desarmônicas.

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