CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E A INSTRUÇÃO MATEMÁTICA

Luísa Silva Andrade

Resumo


Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio  de  escolas  públicas  estaduais  do  Rio  Grande  do  Sul,  sob  a  perspectiva  do  Enfoque Ontosemiótico  do  Conhecimento  e  a  Instrução  Matemática,  como  possibilidade  teórica  e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. A investigação, de caráter qualitativo, envolve 20 escolas estaduais de Ensino Médio localizadas em cinco municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas escolas os interlocutores são  professores  de  Matemática  atuantes  no  Ensino  Médio  e  supervisores  escolares.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos docentes e supervisores e análise documental nos Planos de Estudos de Matemática, bem como  nos  documentos  Parâmetros  Curriculares  Nacionais  para  o  Ensino  Médio  -  PCN+ (BRASIL,  2002)  e  Orientações  Curriculares  Nacionais  do  Ensino  Médio  -  OCNEM (BRASIL, 2006). A análise, tanto nos documentos mencionados como no texto de transcrição das entrevistas, se efetivou considerando os constructos advindos do Enfoque Ontosemiótico, dos  quais  se  destaca  a  noção  de  idoneidade  didática  e  suas  seis  dimensões  (epistêmica, cognitiva,  ecológica,  emocional,  interacional  e  mediacional).  Resultados  da  análise  nos documentos  PCN+  (BRASIL,  2002)  e  OCNEM  (BRASIL,  2006)  apontam  que  os  mesmos apresentam  elementos  normativos  referentes  ao  tratamento  sugerido  aos  conhecimentos matemáticos com relação à presença de situações problema, ao uso de regras e de diferentes tipos  de  representações,  elementos  esses  também  evidenciados  no  âmbito  do  Enfoque Ontosemiótico. Destaca-se que, por sua natureza, os documentos são basicamente prescritivos
e  nem  sempre  apresentam  justificativas  para  o  que  é  preconizado,  o  que  pode  levar  os envolvidos no processo educativo a não incorporar as recomendações. A análise realizada no âmbito  das  escolas,  tanto  nos  Planos  de  Estudo,  quanto  no  discurso  dos  professores  e supervisores,  permitiu  perceber  que  esses  mesmos  elementos  também  estão  presentes  na escola, especialmente nas manifestações dos professores, porém não se obtiveram evidências do  quanto  do  discurso  se  efetiva  nas  salas  de  aula  de  Matemática,  o  que  pode  gerar  um descompasso  entre  o  currículo  prescrito  e  o  efetivamente  desenvolvido.  Os  resultados produzidos  na  investigação,  a  partir  dos  componentes  de  análise  das  dimensões  que compreendem  a  idoneidade  didática,  evidenciaram  a  possibilidade  de  uso  do  Enfoque Ontosemiótico como um aporte teórico capaz de sustentar um trabalho com a Matemática que atenda  o  que  se  espera  dos  conhecimentos  da  disciplina  na  Educação  Básica,  integrando  o conhecimento  e  a  instrução,  como  possibilidade  teórica  e  didática  a  ser  utilizado  pelos professores no seu trabalho de modelar, colocar em ação e avaliar o currículo de Matemática no Ensino Médio do Rio Grande do Sul.

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