CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E A INSTRUÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio  de  escolas  públicas  estaduais  do  Rio  Grande  do  Sul,  sob  a  perspectiva  do  Enfoque Ontosemiótico  do  Conhecimento  e  a  Instrução  Matemática,  como  possibilidade  teórica  e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. A investigação, de caráter qualitativo, envolve 20 escolas estaduais de Ensino Médio localizadas em cinco municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas escolas os interlocutores são  professores  de  Matemática  atuantes  no  Ensino  Médio  e  supervisores  escolares.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos docentes e supervisores e análise documental nos Planos de Estudos de Matemática, bem como  nos  documentos  Parâmetros  Curriculares  Nacionais  para  o  Ensino  Médio  -  PCN+ (BRASIL,  2002)  e  Orientações  Curriculares  Nacionais  do  Ensino  Médio  -  OCNEM (BRASIL, 2006). A análise, tanto nos documentos mencionados como no texto de transcrição das entrevistas, se efetivou considerando os constructos advindos do Enfoque Ontosemiótico, dos  quais  se  destaca  a  noção  de  idoneidade  didática  e  suas  seis  dimensões  (epistêmica, cognitiva,  ecológica,  emocional,  interacional  e  mediacional).  Resultados  da  análise  nos documentos  PCN+  (BRASIL,  2002)  e  OCNEM  (BRASIL,  2006)  apontam  que  os  mesmos apresentam  elementos  normativos  referentes  ao  tratamento  sugerido  aos  conhecimentos matemáticos com relação à presença de situações problema, ao uso de regras e de diferentes tipos  de  representações,  elementos  esses  também  evidenciados  no  âmbito  do  Enfoque Ontosemiótico. Destaca-se que, por sua natureza, os documentos são basicamente prescritivos
e nem sempre apresentam justificativas para o que é preconizado, o que pode levar os envolvidos no processo educativo a não incorporar as recomendações. A análise realizada no âmbito das escolas, tanto nos Planos de Estudo, quanto no discurso dos professores e supervisores, permitiu perceber que esses mesmos elementos também estão presentes na escola, especialmente nas manifestações dos professores, porém não se obtiveram evidências do quanto do discurso se efetiva nas salas de aula de Matemática, o que pode gerar um descompasso entre o currículo prescrito e o efetivamente desenvolvido. Os resultados produzidos na investigação, a partir dos componentes de análise das dimensões que compreendem a idoneidade didática, evidenciaram a possibilidade de uso do Enfoque Ontosemiótico como um aporte teórico capaz de sustentar um trabalho com a Matemática que atenda o que se espera dos conhecimentos da disciplina na Educação Básica, integrando o conhecimento e a instrução, como possibilidade teórica e didática a ser utilizado pelos professores no seu trabalho de modelar, colocar em ação e avaliar o currículo de Matemática no Ensino Médio do Rio Grande do Sul.
		e nem sempre apresentam justificativas para o que é preconizado, o que pode levar os envolvidos no processo educativo a não incorporar as recomendações. A análise realizada no âmbito das escolas, tanto nos Planos de Estudo, quanto no discurso dos professores e supervisores, permitiu perceber que esses mesmos elementos também estão presentes na escola, especialmente nas manifestações dos professores, porém não se obtiveram evidências do quanto do discurso se efetiva nas salas de aula de Matemática, o que pode gerar um descompasso entre o currículo prescrito e o efetivamente desenvolvido. Os resultados produzidos na investigação, a partir dos componentes de análise das dimensões que compreendem a idoneidade didática, evidenciaram a possibilidade de uso do Enfoque Ontosemiótico como um aporte teórico capaz de sustentar um trabalho com a Matemática que atenda o que se espera dos conhecimentos da disciplina na Educação Básica, integrando o conhecimento e a instrução, como possibilidade teórica e didática a ser utilizado pelos professores no seu trabalho de modelar, colocar em ação e avaliar o currículo de Matemática no Ensino Médio do Rio Grande do Sul.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
