POSSÍVEIS FATORES EXTRAESCOLARES E INTRAESCOLARES VINCULADOS AO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM

Eriberto Barroso Façanha Filho

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar variáveis vinculadas ao baixo crescimento no
desempenho em Matemática na Prova Brasil de alunos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental de uma escola pública de Manaus/AM que estejam relacionadas a fatores
extraescolares e intraescolares, pela perspectiva dos professores e do gestor da escola.
Analisaram-se os fatores que, ao levarem a escola a ter baixo crescimento no desempenho
em Matemática, na Prova Brasil, contribuíram para o decréscimo dos índices nas edições de
2005, 2007 e 2009 do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Relacionaram-se tais fatores às categorias intraescolares, como: a formação continuada dos
professores, metodologia de ensino, ambiente escolar e gestão escolar; e às categorias
extraescolares, como: situação socioeconômica dos alunos e ambiente familiar. A pesquisa,
portanto, caracterizou-se como exploratória de natureza qualitativa, utilizando-se como
procedimento metodológico para coleta de dados a aplicação de questionários, entrevistas e
análise documental. Pesquisas atuais na área da eficácia escolar contribuíram para a análise
das possíveis causas intervenientes na aprendizagem da Matemática. Concluiu-se que os
fatores associados à eficácia escolar dependem da atuação do gestor escolar em promover
ações que possam envolver a família na educação de seus filhos, o comprometimento dos
professores com suas práticas pedagógicas, por meio da formação continuada, situação
socioeconômica do aluno e o ambiente escolar, possibilitando aos alunos uma trajetória
escolar eficaz e eficiente e a melhoria na qualidade de ensino.


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