AS ATITUDES, OS CONHECIMENTOS DE ESTATÍSTICA E A ESCOLHA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ

Cristiane Johann Evangelista

Resumo


A pesquisa investigou 355 alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de JiParaná,
do Estado de Rondônia com o objetivo de conhecer as relações existentes
entre as atitudes, os conhecimentos de Estatística e a escolha profissional dos
alunos do terceiro ano do Ensino Médio de Ji-Paraná. As atitudes em relação à
Estatística referem-se à valorização, ao apreço e ao interesse pelos conhecimentos
em Estatística e por sua aprendizagem. A formação e consolidação de atitudes
negativas em relação à Estatística podem comprometer a aprendizagem e,
consequentemente, criar resistências ao seu uso, no desempenho profissional ou,
ainda, em decisões pessoais. A baixa procura pelo Curso de Estatística da
Universidade Federal de Rondônia nos últimos anos, a dificuldade relatada pelos
alunos ao estudarem Estatística no início do curso e o alto índice de evasão no
Bacharelado de Estatística motivaram esta investigação sobre as atitudes, os
conhecimentos de Estatística e a escolha profissional dos alunos do terceiro ano do
Ensino Médio de Ji-Paraná. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram:
questionário informativo, escala de atitudes em relação à Estatística e teste de
conhecimentos estatísticos. A média dos escores da escala foi 52,5 pontos, o que
revelou, em média, uma atitude positiva dos alunos em relação à Estatística. A
escala apresentou excelente consistência interna, medida pelo Coeficiente Alpha de
Cronbach (α), igual a 0,939. As atitudes em relação à Estatística variaram conforme
o gênero. As atitudes dos homens foram significativamente mais favoráveis do que a
das mulheres. Os alunos que citaram aplicações do cotidiano em que a Estatística
pode ser utilizada tiveram atitudes significativamente mais favoráveis do que os
alunos que não souberam citar aplicações da Estatística. O fato do aluno sentir
dificuldade no estudo de Estatística influenciou significativamente suas atitudes. Os
alunos em geral apresentaram baixo desempenho no teste de conhecimentos de
Estatística. Os que tiveram melhor desempenho optaram em querer seguir seus
estudos na área das exatas e os que tiveram baixo desempenho, na área das
humanas. Os alunos que afirmaram não terem dificuldades em Estatística tiveram
melhor desempenho. Quanto mais positivas foram as atitudes em relação à
Estatística, melhor foi o desempenho na solução das questões de estatística. A
maioria deles (72,6%) respondeu que gostariam de aprender mais Estatística.
Apenas três alunos da amostra desejam fazer o curso de Estatística. Os cursos mais
escolhidos foram Direito, Medicina e Engenharia Civil. Porém, 31,7% consideram a
possibilidade de fazer um curso de Estatística e estes alunos tiveram atitudes mais
positivas e melhor desempenho do que os que não consideraram essa possibilidade.
Entre os investigados, 60,3% acreditam que a Estatística será importante para sua
futura profissão, enquanto 39,7% acreditam que não será importante. Os alunos que
consideraram a Estatística importante tiveram atitudes significativamente mais
favoráveis do que aqueles que não acharam importante. As atitudes dos alunos que
escolheram a área das exatas foram significativamente mais positivas do que os que
escolheram a área das humanas. As atitudes em relação à Estatística influenciaram
significativamente a opinião em relação à escolha profissional dos estudantes.


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