RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES SOBRE SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA E O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS

JAMILLE MINEO CARVALHO DE MAGALHÃES

Resumo


O jogo corresponde a um recurso didático que pode ser utilizado no ensino das várias
disciplinas que compõem o Ensino Básico. Assim sendo, traz em si um grande potencial de
apoio ao processo de ensino e aprendizagem. A dissertação de mestrado, Ressignificação de
Concepções de Professores Polivalentes sobre sua Relação com a Matemática e o Uso de
Jogos Matemáticos, tem como objetivo geral investigar a ressignificação das concepções de
professores polivalentes quanto ao uso de jogos matemáticos para a aprendizagem e sobre sua
relação com a Matemática, a partir de atividades de formação continuada. A pesquisa é um
estudo de caso com nove professoras de uma escola da rede municipal de São Leopoldo – RS.
As etapas traçadas para a realização da pesquisa foram: aplicação de dois questionários;
realização de duas oficinas com jogos matemáticos; planejamento de aulas com os
professores; observação das aulas planejadas; realização de um encontro final individual com
uma entrevista semiestruturada e discussão do processo vivenciado; e, por fim, análise do
material coletado. Verificamos que as professoras polivalentes apresentavam dificuldades e
medos em relação à Matemática e que esses influenciavam suas práticas pedagógicas, assim
como já foi evidenciado por outras pesquisas realizadas em nosso País. Embasadas na análise
dos dados, consideramos que a formação continuada influenciou a ressignificação das
concepções da relação tanto pessoal quanto profissional das professoras polivalentes com a
Matemática. Identificamos, também, que houve resignificação das concepções iniciais das
professoras sobre a utilização dos jogos matemáticos para a aprendizagem. As
ressignificações identificadas durante e após a formação continuada foram proporcionadas e
potencializadas pelas reflexões e discussões geradas, em um curto intervalo de tempo, a partir
da utilização dos jogos matemáticos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.