Análise de Erros produzidos por estudantes de um curso de Engenharia Civil na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I

Albano Dias Pereira Filho

Resumo


 Diante da percepção da importância do erro como um instrumento que pode viabilizar a construção de conhecimentos, a presente investigação tem como foco investigar e analisar erros cometidos por um grupo de acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos-Campus de Porto Nacional/TOFAPAC, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A investigação se coloca em uma perspectiva qualitativa, sendo que a análise dos erros foi realizada com base na tipologia de Movshovitz-Hadar et al. (1987). A metodologia de análise adotada segue as orientações obtidas em Cury (2004). Os erros analisados constam de um teste inicial realizado pelos estudantes e das provas institucionais aplicadas normalmente no semestre letivo da unidade (em número de três). Análises realizadas, a partir da produção dos estudantes nos referidos instrumentos, apontam para uma prevalência de erros ligados à linguagem mal interpretada, aliado a definição distorcida de teorema e inferência lógica inválida. Os resultados obtidos, além de indicarem caminhos para a elaboração de possíveis estratégias de ensino, foram capazes de fornecer ao próprio professor, a possibilidade de uma reflexão quanto à metodologia de ensino antes adotada, oportunizando ao educador adotar a análise de erros no processo diário de ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, além das demais disciplinas. Entende-se que a análise de erros pode se constituir em importante instrumento para orientar o professor na sua ação pedagógica no sentido não de evitá-los, mas de utilizá-los como possibilidade de reestruturação de ideias e construção de conhecimentos.

 


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