A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COM YOUTUBE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Diêmy Sousa Freitas

Resumo


Esta pesquisa visa a apresentar como a construção de vídeos com o YouTube pode contribuir para o
ensino e a aprendizagem de matemática. Tal proposta pautou-se nos princípios do Construcionismo,
que vê o aluno como indivíduo capaz de construir as suas próprias estruturas intelectuais. Estruturas
estas que, segundo Papert (1994), são formadas a partir do desenvolvimento de produtos criados pelo
próprio aluno. Partindo disso, com base nos trabalhos realizados por meio de Projetos com
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, ainda com base nas redes de interação que se
criam na Internet, nesse caso, o próprio YouTube, como espaço de interação e de busca de
informações, propomos caracterizar com o apoio de autores que investigam temáticas voltadas para o
ensino e aprendizagem de matemática, bem como, o uso de TIC na Educação Matemática, as
contribuições que o uso de tecnologias como essa podem trazer ao estudo de funções, por exemplo.
Dessa forma, temos como questionamento norteador a seguinte pergunta: “como o processo de
construção de vídeos matemáticos com YouTube pode contribuir com o ensino e aprendizagem
de matemática, em relação ao conteúdo de funções?” O processo de investigação ocorreu
utilizando, por meio da metodologia de pesquisa qualitativa, uma investigação com um grupo de oito
alunos que foram acompanhados diretamente e outros 45 alunos que foram acompanhados de forma
indireta; todos alunos do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP, que desenvolveram
produtos matemáticos audiovisuais para o site de vídeos citado anteriormente. Com isso, a pesquisa
possibilitou perceber que, com essa metodologia, é possível obter indicativos de contribuição ao
ensino e à aprendizagem matemática, ao proporcionar, por exemplo, ações de aprendizagem vistas no
Turbilhão de Aprendizagem (ROSA, 2004; 2008); momentos de cultura participativa (BURGESS;
GREEN, 2009); situações de ensino e aprendizagem pelo questionamento e, ainda, pela possibilidade
de oportunizar o ensino construtivo.


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