FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Neura Maria de Rossi Giusti

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar as ações e contribuições que uma formação
continuada em serviço de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação pode oferecer para a prática
pedagógica de 18 professores do município de Vacaria. Vislumbramos ser a
formação continuada um processo capaz de ampliar e consolidar os conhecimentos
adquiridos na formação inicial e, também, servir como suporte à ação pedagógica.
As referências que fundamentaram as ideias discutidas encontram-se nos temas
Formação Continuada de Professores e o bloco de conteúdos de Tratamento da
Informação para os anos iniciais. Na busca de desvelar as contribuições que uma
proposta de formação pode oferecer aos professores, foram tecidos alguns
caminhos para a pesquisa. Sendo assim, a pesquisa fez uso da metodologia
qualitativa, tendo o estudo de caso como abordagem, a qual foi sendo composta a
partir da análise de questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise
documental. Ou seja, procedimentos que se referem aos trabalhos realizados pelos
alunos e professores em sala de aula, analisando os conhecimentos e produções
realizadas sobre o conteúdo em estudo. Analisando os resultados, pudemos
perceber que os conhecimentos didáticos e pedagógicos dos professores sobre o
conteúdo de Tratamento da Informação eram incertos e precários. Os resultados
apontam que a reflexão sobre a prática permitiu aos mesmos a (re)construção e
ressignificação dos conhecimentos teóricos e práticos sobre o bloco de conteúdo de
Tratamento da Informação. Ao tecer questões pontuais sobre a formação, emitimos
resultados e considerações no sentido de fortalecer e aprimorar as ações de
formação. Entre as questões apontadas citamos que o conhecimento profissional
dos professores resulta da integração entre teoria e prática; o saber dos professores
serve como ponto de partida para reflexões das práticas pedagógicas; os
professores precisam possuir conhecimentos sobre o que ensinam e que o
desenvolvimento profissional e de mudança dependerá, em última instância, da
pessoa do professor.


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