O COTIDIANO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO/RO

Claudionor Araújo de Oliveira

Resumo


Nesse trabalho investigamos como os professores de Matemática envolvem o cotidiano
nos conteúdos de Matemática no Ensino Médio nas escolas públicas de Porto Velho,
Estado de Rondônia. Investigamos a relação dos conteúdos com o cotidiano, quais
conteúdos são mais adequados a relacionar com o cotidiano e os conteúdos em que
apresentam dificuldades de fazer essa relação. Investigamos qual a importância dada
pelo professor para o uso do cotidiano no ensino da matemática. Com a finalidade de
elaborar este estudo, partiu-se da pesquisa bibliográfica, fase em que se efetuou um
levantamento das referências que tratam do assunto para balizar as etapas
subsequentes. O estudo foi desenvolvido em dez escolas públicas do Ensino Médio de
Porto Velho, onde foi pesquisado um total de 40 professores. Assistimos 30 aulas dos
professores, onde foram feitas observações das aulas, do caderno dos alunos e os
planos de aula dos professores, para investigar como é feita a relação do conteúdo com
a vida diária do aluno, com o cotidiano do aluno. A categorização, tabulação e
apresentação dos dados foram baseadas na estatística. Para a interpretação dos
resultados, utilizou-se o método de análise e síntese, segundo o qual, num primeiro
momento, fragmentaram-se os dados para, na sequência, redesenhar o todo de
maneira lógica e objetiva. Nossos resultados mostraram que todos os professores
pesquisados acreditam ser importante para o ensino de Matemática mostrar o porquê
de estudar cada assunto e envolver o cotidiano no processo. Porém, não há consenso
entre os professores quanto ao uso das aplicações matemáticas no cotidiano, ou seja,
como relacionar o conteúdo com a vida cotidiana do aluno. Além disso, em assuntos
como estudo dos polinômios, trigonometria e logaritmos, grande parte dos professores
não sabem relacionar o conteúdo com o cotidiano e mostrar para o aluno a sua
importância. Nesta investigação, destacamos alguns professores que trazem situações
da vida cotidiana do aluno para dentro da sala de aula ligando o conteúdo com a
realidade


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.