“DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE ELABORA ATIVIDADES SOBRE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM A CALCULADORA HP 50G”

Joel de Almeida Nunes

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo investigar como acontece o processo de
Design Instrucional no contexto da Educação Matemática quando se utiliza
calculadoras gráficas na elaboração de atividades didáticas de ensino de funções
trigonométricas. Dessa forma, investiguei como ocorre o processo de elaboração de
atividades de funções trigonométricas, quando é utilizado por parte do professor
Tecnologias Informáticas (TI) na sua prática docente. As atividades foram
desenvolvidas por meio da calculadora gráfica HP 50g. Assim, a pesquisa ocorreu
em três momentos entrelaçados: com o professor/pesquisador como designer
instrucional, com o grupo de pesquisa ao qual o pesquisador pertence (@+ AMAIIS),
e com um grupo de alunos dos cursos de Engenharia, Matemática e Física, os quais
foram os responsáveis pelo feedback em relação ao processo de Design Instrucional
com tecnologia. A proposta realizada foi de um trabalho investigativo cuja
metodologia esteve ancorada no paradigma qualitativo. Os dados foram analisados
sob a teoria de aprendizagem construcionista (PAPERT, 1994), tomando por base o
Turbilhão de Aprendizagem (ROSA, 2004, 2008) e sob o viés do Design Instrucional
(FILATRO, 2008). A partir dessa pesquisa, compreendo que o processo de Design
Instrucional com a calculadora HP 50g, por parte de um professor/pesquisador de
Matemática, visando o desenvolvimento de atividades didáticas com TI sobre
Funções Trigonométricas, pode ser evidenciado pelas categorias: Familiarização
com Tecnologia, pelas ações de descrição/expressão; O Uso de Diferentes
Mídias, pela execução compartilhada; Apresentação das Atividades ao Público,
através das reflexões/discussões de ideias; Correção de Percurso, pela depuração
compartilhada de ideias de forma a contribuir com a prática educacional do professor
de matemática e, consequentemente, com sua formação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.