DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E DROGAS: TRABALHANDO OFICINAS LÚDICO-PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Jussara Machado Bertoi

Resumo


Apesar das transformações ocorridas no meio educacional com a transversalidade
incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na nova Lei de Diretrizes e Bases
(LDB), ainda são encontradas dificuldades na abordagem de temas como as doenças
sexualmente transmissíveis (DST’s) e drogas. Desta forma, este estudo teve por objetivo o
emprego de oficinas lúdico-pedagógicas sobre saúde na formação de professores, visando
contribuir para a prevenção de DST’s e para a prevenção do uso de drogas pelos jovens. A
pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2004 com três grupos: 1) Professores de Ciências
da Rede Pública/Canoas-RS (n=15); 2) Alunos do Curso de Pedagogia/Ulbra/Guaíba-RS
(n=15); 3) Alunos do Curso de Pedagogia/Ulbra/Canoas-RS (n=24). Foram realizadas
diferentes oficinas lúdico-pedagógicas nos três grupos, sendo utilizado para avaliação pré e
pós-teste (Questões Abertas). No grupo de Pedagogia/ Ulbra/Canoas-RS, foram analisadas
apenas as questões referentes as DST’s. O conhecimento prévio foi analisado pela utilização
de um pré-teste e, após a aplicação das oficinas lúdico-pedagógicas, estes resultados foram
comparados com o pós-teste, possibilitando a análise do conhecimento construído pelos
participantes. Para ambos os grupos, houve um aumento significativo de conhecimentos após
as atividades - oficinas lúdico-pedagógicas. As respostas foram avaliadas qualitativamente e,
assim classificadas para permitir uma análise quantitativa. Quando se observa os três grupos,
verifica-se que o grupo de Professores de Ciências possuía conhecimento prévio sobre o tema
mais refinado que os grupos de Pedagogia/Ulbra/Guaíba-RS e Pedagogia/Ulbra/Canoas-RS,
apresentando em seu pré-teste maior número de respostas entre as classes satisfatórias e
excelentes, o que pode sugerir uma relação com sua experiência profissional. Com este estudo
foi possível verificar a eficiência das oficinas lúdico-pedagógicas e a necessidade de sua
inserção na formação de professores, o que pode ser realizado através da metodologia
proposta. É interessante observar que, através das oficinas, o educando sensibiliza-se e
constrói um conhecimento que pode ser transformado, tornando-o significativo em sua
aprendizagem.


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