ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIVISÃO CELULAR: SITUAÇÕES-PROBLEMA E PRÁTICAS AVALIATIVAS

Sirley Pereira Carneiro

Resumo


Nos últimos anos, os professores da educação básica têm enfrentado inúmeros
obstáculos, seja pela dificuldade de acompanhar o célere desenvolvimento científico
em determinadas áreas, seja pelo desafio de realizar a transposição didática de
temas complexos, ou ainda, pela necessidade de desenvolver práticas pedagógicas
contextualizadas que proporcionem a aprendizagem significativa. Mormente no
Ensino de Ciências e de Biologia, as inter-relações entre as questões teóricas e as
vivências do dia a dia muitas vezes podem ser fatores decisivos para que os alunos
e a comunidade adotem hábitos e práticas que promovam a saúde e a cidadania.
Cientes destas premissas, este estudo teve como objetivo analisar a utilização de
situações-problema no ensino da divisão celular. O trabalho está dividido em duas
fases, a primeira com alunos recém ingressantes no Ensino Superior envolvendo a
avaliação de assinalar alternativas, e a segunda com estudantes do terceiro ano do
Ensino Médio, comparando a avaliação das situações-problema com a avaliação de
assinalar alternativas. No total, 77 alunos do Ensino superior e 82 estudantes do
Ensino Médio responderam aos instrumentos avaliativos, sendo as respostas
analisadas por meio da interpretação e da classificação em corretas e incorretas,
assim como pela aplicação do Teste Binomial para verificar a significância estatística
dos acertos. Os resultados demonstraram que em determinados tópicos,
especialmente em relação à mitose, a utilização de situações-problema proporcionou
um maior entendimento por parte dos estudantes, principalmente pelo maior número
de informações disponíveis que favoreceram a análise dos casos pelos alunos.
Entretanto, em relação à meiose e principalmente no que tange à recombinação
genética, houve muita dificuldade na compreensão dos mecanismos celulares e das
implicações destes na produção de gametas geneticamente diferentes, sendo a
interpretação das questões o principal entrave relatado pelos alunos que
participaram deste estudo, indicando a complexidade envolvida em tais processos
de aprendizagem e proporcionando subsídios para a realização de práticas
pedagógicas significativas para a formação de professores.


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