AGENDA 21 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE IGREJINHA-RS

Beibi Daiana Lamb

Resumo


No início do ano de 2009, a Secretaria de Educação do município de Igrejinha, implantou o
desenvolvimento de projetos de Agenda 21 Local em doze escolas de Ensino Fundamental da rede de
ensino. A proposta inicial foi elaborada pelos profissionais do Centro de Educação Ambiental
Augusto Kampff (CEAAK) e reelaborada com o auxílio da Secretaria de Educação. Este estudo teve
como objetivo geral identificar as ações propostas nos Projetos de Agenda 21 Local de cada escola,
seu desenvolvimento e verificar se estas ações estão colaborando com o desenvolvimento da
Educação Ambiental. Através da pesquisa realizada nas escolas, buscou-se investigar se, a forma que
os Projetos de Agenda 21 Local foram desenvolvidos nas escolas municipais de Igrejinha, colaborou
com o desenvolvimento da Educação Ambiental. Inicialmente, buscou-se referências e ideias acerca
da questão ambiental, de eventos ocorridos em âmbito nacional e internacional relacionados à
temática, da relação entre o conceito de Lugar e a Educação Ambiental e, por fim, relacionou-se a
Agenda 21 com a Educação Ambiental, onde apresenta-se também, um histórico sobre o CEAAK e
sua atuação no município de Igrejinha. Ao iniciar a pesquisa nas escolas, em primeiro momento,
contatou-se o CEAAK, buscando informações sobre a forma de desenvolvimento dos projetos e, na
sequência, foram realizadas visitas nas instituições participantes do projeto para a aplicação dos
Instrumentos de Coleta de Dados (ICD) nos públicos envolvidos na Agenda 21 Local: alunos,
professores coordenadores nas escolas e diretores. Durante o desenvolvimento deste estudo, foram
realizadas outras visitas às escolas, onde foi feita a coleta de material sobre os projetos e
acompanhamento das ações propostas nos projetos. A análise dos ICD gerou resultados qualitativos e
quantitativos. Na análise dos resultados, caracterizam-se as escolas, com o plano de ação elaborado em
2009 e em 2010 e imagens do desenvolvimento dos projetos durante os dois anos de realização. É
também realizada a análise dos resultados da aplicação do ICD de cada público separadamente e uma
análise geral do desenvolvimento dos projetos nas instituições escolares do município de Igrejinha.
Finalizando esta pesquisa, pode-se afirmar que o desenvolvimento de projetos utilizando a Agenda 21
pode ser uma estratégia para trabalhar a Educação Ambiental, mas que deve ter seriedade e
envolvimento de diversos segmentos da sociedade. A forma como os projetos foram desenvolvidos
nas escolas municipais de Igrejinha teve a Educação Ambiental como eixo norteador. O envolvimento
dos alunos, professores e diretores foi de fundamental importância para que as escolas tivessem êxito
em seus objetivos e isso pode ser afirmado ao fazermos a análise dos dados obtidos, especialmente nas
questões que se referiram aos problemas ambientais. Percebe-se através do ICD, que várias ações
previstas pela comunidade escolar para resolver os problemas ambientais apontados pelo grupo, foram
realizadas e seus objetivos atingidos. Verificou-se através da pesquisa que não foi construída uma
Agenda 21 Local para o município de Igrejinha, sendo que com os dados obtidos nos levantamentos
realizados, será possível propor o documento para a comunidade local.


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