A REALIDADE AMBIENTAL EM ITAJAÍ/SC E AS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS VOLTADAS À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Daniele Vasconcellos de Oliveira

Resumo


A pesquisa analisou no período de 2009 a 2010 as concepções e percepções da
comunidade de Itajaí-SC, referente a realidade ambiental, focando a análise nos
princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa utilizou-se
de abordagem qualitativa, destacando a comparação dos dados obtidos através da
Escala Likert. Em paralelo usou-se o Método Hermenêutico associado a técnica de
Análise de Conteúdos. Foram realizados encontros, seminários e atividades para
discussão dos fundamentos dos princípios da Educação para o Desenvolvimento
Sustentável e Educação Ambiental, onde foram aplicados os Instrumentos de Coleta
de Dados - ICD 01/09, 02/09, 03/10, 04/10, 05/10 e 06/10. Esta etapa foi realizada
utilizando a categorização nas questões abertas. Construiu-se um diagnóstico
através dos resultados e interpretação dos mesmos. Como resultados principais
destacam-se: o conhecimento prévio da comunidade sobre Educação Ambiental e
as percepções consolidadas sobre os princípios do Desenvolvimento Sustentável,
assim como o envolvimento com as questões ambientais da região e entorno.
Destacou-se o interesse e o envolvimento da comunidade em tentar solucionar e/ou
minimizar os problemas ambientais desta região, onde são, em parte, conscientes
dos muitos problemas ambientais da região. Destaca-se também a importância da
Educação Ambiental neste processo, encarada como algo que deve ser introduzido
em cada indivíduo, adquirida desde a infância, para só assim ser eficaz e
promissora. Portanto, o compromisso de adotar uma nova postura na educação, nos
temas relacionados ao ambiente percebe-se como primordiais para alcançar-se o
Desenvolvimento Sustentável.


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