ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR

Ricardo Luiz Ramos

Resumo


O presente estudo investigou a ocorrência e o entendimento do uso de
analogias pelos professores, que utilizam o livro didático na abordagem dos temas
transversais de educação em saúde, nas escolas estaduais do ensino fundamental
de quinta a oitava série no município de Boa Vista/RR. Na sala de aula, as analogias
são utilizadas como ferramentas de ensino, porém o entendimento e domínio delas
por parte dos professores é questionável. Trata-se de uma pesquisa basicamente
qualitativa estruturada em cinco etapas: 1ª) estudo preliminar para escolha das
escolas; 2ª) identificação qualitativa das analogias nos temas de educação em
saúde, nos livros didáticos de 5ª a 8ª séries, adotada nas escolas, embasado no
modelo proposto por Nagem (2003); 3ª) trabalho documental analítico a partir dos
planos de cursos das escolas selecionadas neste trabalho; 4ª) estudo exploratório
da realidade da atuação dos professores no processo de ensino e aprendizagem
utilizando analogias; 5ª) descrição e análise crítica das analogias utilizadas pelos
professores na abordagem da educação em saúde e as contribuições dos livros
didáticos. Os resultados demonstraram que a coleção didática de quinta a oitava
série utilizada nas escolas selecionadas, especificamente nos textos, onde são
abordados os temas transversais de educação em saúde não utilizam analogias,
priorizando os termos técnicos de fácil entendimento. Os professores destas escolas
trabalham com estes livros didáticos, utilizando de forma espontânea e variável as
analogias nos conteúdos de educação em saúde na sala de aula. Apesar de
apontarem o uso das analogias como recurso didático eficiente, o uso e o
entendimento que têm a respeito do que seja analogia são diversificados e não
corresponde aos conceitos e métodos descritos nas literaturas estudadas. Os
diferentes entendimentos dos professores a respeito do uso das analogias como
recurso didático evidenciam a necessidade de incentivo ao trabalho de educação
continuada no uso das analogias para educadores do ensino fundamental das
escolas estaduais envolvendo a região.


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