TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE VISUAL: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE RORAIMA

Sonia Duarte Brandão

Resumo


A pesquisa realizada investigou o uso de Tecnologias Assistivas (TAs) no
processo de inclusão de um aluno deficiente visual por meio de ações diferentes
envolvendo o ensino de ciências, a comunidade escolar e a estrutura familiar. Para
tal, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa e optamos pela modalidade
de estudo de caso, tomando como campo de estudo uma escola pública da cidade
de Boa Vista – Roraima, com inclusão dos portadores de necessidades especiais em
classes regulares do ensino fundamental, a disciplina de Ciências e como sujeito
norteador um aluno cego portador da Síndrome de Delleman, que, já passou por
vinte e uma cirurgias. Quando iniciamos a pesquisa em 2008, o sujeito norteador
cursava a 5ª série e em 2010 cursa a 7ª série do Ensino Fundamental, e utiliza
desde sua alfabetização TAs como recursos para auxiliar na participação escolar, e
no processo de desenvolvimento, construção de conhecimento e aprendizagem. O
embasamento teórico norteador do trabalho inicia com uma retrospectiva histórica
sobre a Política da Educação a Inclusiva no Brasil e no Estado de Roraima, até a
implantação em 2008 da nova Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, incluindo os investimentos que são feitos nessa
instância, principalmente para que a escola tenha as TAs como um novo modelo de
ensino e de aprendizagem, a serviço de todos, rompendo com o modelo tradicional e
instrucional da educação e assumindo o desafio de atender as necessidades
educacionais desses alunos. Foram realizadas entrevistas com os demais sujeitos
da pesquisa, dentre estes os professores de ciências das salas de aula comuns com
inclusão e sala de recursos visuais sobre o tema, que nos permitiram compreender a
realidade investigada.


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