O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA-RR.

Enia Maria Ferst

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar o currículo do ensino de Ciências
Naturais e a Educação Ambiental ministrado na 4ª série do Ensino Fundamental.
Aborda concepção, processo de construção do currículo, incidência da Educação
Ambiental nas aulas de Ciências Naturais e a relação entre teoria e prática na sua
efetivação, em duas escolas estaduais do município de Boa Vista - RR. Tem como
ponto de partida a análise histórica do desenvolvimento do ensino de Ciências, o
contexto histórico, diferentes perspectivas do currículo, as tendências pedagógicas
incutidas no ensino, as teorias de aprendizagem que interferem na construção do
currículo, a Educação Ambiental neste currículo e as implicações didáticopedagógicas
que emergem neste processo. O estudo se propõe a responder a
seguinte questão: A perspectiva do currículo existente nas escolas de Ensino
Fundamental oportuniza no ensino de Ciências o saber científico, incentivando a
Educação Ambiental? A pesquisa realizou-se utilizando o método da abordagem
fenomenológico-hermenêutica de pesquisa quali-quantitativa com análise e
interpretação dos dados coletados em campo. Os instrumentos de pesquisa foram
documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação, documentos das escolas
pesquisadas, questionários que envolveram alunos, professores e gestores das
escolas, entrevistas com professores, observação e registros in loco para observar a
prática docente no ensino de Ciências e a Educação Ambiental ministradas. Os
resultados obtidos mostraram que as professoras possuem formação acadêmica
apropriada para atuar na série, apresentaram experiência e vontade de realizar um
bom trabalho. No entanto, constatou-se que não se tem uma proposta curricular
para o ensino de Ciências Naturais, o currículo utilizado é uma listagem de
conteúdos enviada pela Secretaria Estadual de Educação e que, em alguns
contextos, passa por adequação dos conteúdos do livro didático. Observou-se que o
ensino de Ciências ministrado nas escolas pesquisadas atende parcialmente às

recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Ambiental é
trabalhada no currículo de forma superficial.


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