CONCEPÇÕES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA EXISTENTES NA COMUNIDADE EDUCATIVA DO CURSO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA.

Ilma de Araújo Xaud

Resumo


Este trabalho analisa as percepções dos professores e alunos do Curso de
Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima – UERR, em relação aos
conhecimentos em Ciências da Natureza. Como problema proposto para o estudo
investiga-se as concepções existentes na comunidade educativa do referido curso e
se estas indicam domínio sobre os processos de construção e compreensão dos
fundamentos que constituem as disciplinas da Matriz Curricular do curso em pauta,
utilizando o método hermenêutico aliado à Técnica de Análise de Conteúdo.
Analisam-se as concepções presentes na formação e nas práticas docentes e
discentes relacionadas aos indicadores já listados. Busca-se desvendar as
percepções dos representantes da comunidade educativa investigada, comparandoas
com as tendências pedagógicas atuais. Constata-se que a busca de uma
aprendizagem efetiva e significativa poderá auxiliar as pessoas a estabelecer os
julgamentos sociais necessários ao século XXI no campo científico, tecnológico e
educacional. Como resultado, pode-se afirmar que existe um desencontro entre o
conteúdo de Ciências da Natureza trabalhado nas aulas e os conhecimentos prévios
dos alunos. Também se observa uma forte tendência à reprodução dos saberes,
gerando, conseqüentemente, uma falta de vivências cognitivas. A proposta de
subsídios para um Programa de Formação Continuada e de reformulação do Curso
de Ciências Biológicas fundamenta-se na ruptura do paradigma atualmente existente
(reprodução de conhecimentos), para o paradigma com base cognitiva, buscando a
vivência de uma vertente sócio ambiental, vinculando os conteúdos das diferentes
disciplinas da Matriz Curricular com o contexto atual.


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