(RE)PENSANDO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS: UM ESTUDO DE CASO COM LIBRAS E SIGNWRITING NA EDUCAÇÃO SEXUAL

Lisiane Mallmann

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso na área da surdez sobre a
utilização dos mapas conceituais para o ensino da educação sexual, cujo objetivo
principal é investigar como os mapas conceituais (através de Libras e do Signwriting)
podem ser utilizados no contexto da Educação Sexual com alunos surdos da 7ª série
do ensino fundamental. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual Especial
Padre Reus, situada na cidade de Esteio no Estado do Rio Grande do Sul. Nessa
investigação foi utilizada uma amostra de seis alunos. Os resultados da pesquisa
foram obtidos através da análise das respostas de uma entrevista semi-estruturada,
e na análise de mapas conceituais elaborados (individualmente e em grupo) com a
utilização de uma biblioteca virtual com sinais no sistema Signwriting construída
pelos próprios sujeitos da pesquisa. Na elaboração dessa biblioteca, foram
“construídos” dois novos sinais para duas doenças, sífilis e gonorréia, o que facilitou
o entendimento dos alunos sobre as DSTs. Os sujeitos participantes relataram que a
Libras é o meio de comunicação mais importante para o surdo, e que é prazeroso
utilizar o sistema Signwriting. Pela montagem da biblioteca virtual e dos mapas
conceituais temos indícios que esses sujeitos re(construíram) conhecimentos sobre
a educação sexual. A pesquisa também mostra que os dados obtidos permitem
vislumbrar novas aplicações sobre a utilização do sistema Signwriting e de mapas
conceituais para o processo de ensino e aprendizagem com surdos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.