DIMENSÕES DA PRÁTICA DE PROJETOS ESCOLARES: UMA REFLEXÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROJETOS DE PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Natália Aparecida Soares

Resumo


O tema principal do presente trabalho é a prática de projetos escolares na Educação Básica,
como possibilidade de utilização como ferramenta didática para o processo de ensino e
aprendizagem. A investigação se constitui em quatro momentos distintos: no momento inicial,
conceituou-se o termo projeto, analisando as percepções de diferentes autores, presente nas
literaturas educacionais e os tipos de projetos diante das concepções pedagógicas que os
alicerçam. No segundo momento caracterizamos a amostra e também selecionamos os atores
envolvidos nas próximas etapas de coleta de dados. No terceiro momento analisou-se a prática
docente, tomando como foco de análise o trabalho com projetos e o seu reflexo no
desempenho individual e coletivo na sala de aula. Por fim, analisaram-se o desempenho dos
educandos quanto ao uso de projetos, identificando as mudanças conceituais relacionadas à
compreensão dos conteúdos trabalhados, assim como os indicadores metodológicos
envolvidos durante o desenvolvimento dos projetos, analisando e diagnosticando a visão
metodológica dos envolvidos, com os projetos desenvolvidos. Também, relacionamos as
opiniões dos investigados com os referenciais teóricos sobre projetos escolares comparando
os dados coletados nos diferentes segmentos da amostra e verificando o posicionamento de
cada segmento da amostra em relação aos autores. A metodologia usada no processo de
investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada na
interpretação e análise de opiniões de professores e alunos, caracterizando o Método
Hermenêutico e a técnica de análise de conteúdo. Analisando os dados, percebeu-se que a
utilização de projetos na Educação básica é uma estratégia satisfatória no processo de ensino e
aprendizagem. Destacamos a necessidade dos docentes que desenvolvem projetos em suas
aulas, conhecerem os princípios que norteiam o trabalho com projetos, para evitar que essa
prática com projetos seja reduzida à simples atividades sem nenhum significado para o aluno.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.