DIAGNÓSTICO E CONCEPÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PRESENTES AS AÇÕES AMBIENTAIS DESENVOLVIDAS EM BOA VISTA/RR.

MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO

Resumo


Este trabalho abordou as questões ambientais do município de Boa
Vista do Estado de Roraima. O problema investigou as ações e projetos
ambientais desenvolvidas em Boa Vista\RR e suas concepções que
possibilitam a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Como objetivo
geral destacou: analisar as ações ambientais formais e\ ou informais
realizadas por órgão federais, estadual ou municipais(incluindo as escolas),no
âmbito da Educação Ambiental no município de Boa Vista\RR, que promovam
a qualidade de vida alicerçadas nos princípios da Educação para
Desenvolvimento Sustentável. Com base nas ações analisadas, foi construído
um diagnóstico sobre as ações ambientais desenvolvidas em Boa Vista\RR,
analisando os projetos e\ou relatórios em órgãos e escolas públicas que
trabalham com ações voltadas para o Meio Ambiente, usando indicadores que
caracterizaram a EDS. Com a elaboração do diagnóstico da Educação
Ambiental foi construído em conjunto com as comunidades escolares e as
instituições IBAMA, FEMACT, Boa Vista Energia, SESC, identificamos que as
ações existentes no município a maioria estão em processo de execução e
outros não dão mais continuidade, em decorrência de decisões políticas.
Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida usando método Qualitativo,
prevalecendo o uso do Método Hermenêutico, com a técnica da Análise de
Conteúdos (categorias principais e específicas). Os principais resultados já
obtidos indicam que há desenvolvimento de atividades formais e informais,
sem, no entanto, ocorrer uma preocupação com a disseminação e\ou produção
de conhecimentos científicos, educacionais e tecnológicos que sustentem
ações com resultados efetivos e significativos ao ambiente. Também foi
detectada a falta de um processo avaliativo que permita o acompanhamento do
projeto\ações como um todo: planejamento, execução e avaliação dos
resultados. Outro resultado significativo foi à ausência da vivência transversal
nas ações desenvolvidas. Convém também salientar a preocupação com a
implantação da Agenda 21 Escolar sem atualizá-la. Foi identificada a
necessidade da execução de projetos para capacitação, conscientização e
sensibilização da população que influi nos hábitos e costumes das populações
propondo-se o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável o
PEDS, para trabalhar todas as necessidades existentes no município de Boa
Vista.


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