AGENDA 21 NA ESCOLA FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Lise Giovana Lovato

Resumo


Os PCNs propõem, como um dos temas transversais, o Meio Ambiente, e
estabelecem a necessidade para o desenvolvimento de valores e atitudes dos
alunos. Formar o indivíduo, capaz de intervir de forma responsável no meio, vem
sendo um desafio para a educação. Um novo estilo de vida é a meta para edificar
uma sociedade sustentável. Portanto, a presente dissertação teve como objetivo
investigar a viabilidade de implementar na Escola os pressupostos da Agenda 21,
relacionado à Promoção do Ensino e Conscientização, visando à Educação para o
Desenvolvimento Sustentável e às suas implicações na construção de
conhecimentos. Transcorreu ao longo do segundo semestre de 2007 e abordou
questões relacionadas ao ambiente escolar e o seu entorno. O trabalho foi
desenvolvido com vinte alunos da 6ª série de uma Escola Estadual de Ensino
Fundamental, localizada em Porto Alegre-RS. No primeiro momento, apresentou-se
a proposta de trabalho aos professores e à direção da Escola, os quais se
mostraram receptivos e definiram a sua participação. No segundo momento, os
alunos da 6ª série participaram de atividades de sensibilização, através de texto para
discussão, saída a campo, filme e palestra, ministrada pela Secretaria Municipal do
Meio Ambiente. Com essas atividades, os estudantes ficaram aptos para indicar os
itens que formaram a Agenda Ambiental da Escola. Para operacionalizar o projeto,
os itens foram contemplados nos seis módulos organizados na Unidade de
Aprendizagem, que teve como base referencial o educar pela pesquisa, buscando
desenvolver habilidades que contribuíssem na formação do aluno questionador e
solidário com as questões socioambientais. Os temas abordados foram: a
localização e a história da Escola, a estrutura e o funcionamento da Escola, a água e
o lixo neste ambiente. Os resultados evidenciados nos produtos dos módulos
demonstraram o crescimento do interesse dos educandos em participar, com
responsabilidade e atitude positiva, dos cuidados com o ambiente e o entorno
escolar; fortaleceram as relações entre a Escola e a comunidade, ao favorecer a
produção coletiva do conhecimento vinculada à realidade e ampliaram a visão para
novas possibilidades de desenvolver a Educação para o Desenvolvimento
Sustentável na Escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.