O uso da Literatura de Cordel como texto auxiliar no Ensino de Ciências do Ensino Fundamental da Educação Básica: Uma abordagem quantitativa

Wilson Seraine da Silva Filho

Resumo


Este trabalho tem por finalidade mostrar aos professores de Ciências do Ensino Fundamental uma
metodologia diferenciada de discutir as temáticas desta matéria. Usamos uma parte da cultura
nordestina – a Literatura de Cordel - para auxiliar o texto prosaico dos livros didáticos. Para
tanto, dividimos o trabalho em três capítulos, que chamamos, ilustrativamente, de cordéis: o
primeiro cordel é uma revisão bibliográfica, em que fizemos uma crítica à prática docente e
questionamos o não uso da cultura em sala de aula; logo discutimos o conceito de cultura à luz do
pensamento dos poetas populares Em seguida, fizemos uma pequena viagem pelo cordel,
mostrando suas origens, métricas e a sua diversidade de títulos. Finalizamos o capítulo com um
estudo sobre a rima. O segundo cordel descreve a metodologia empregada na pesquisa realizada
em duas turmas da 7ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Teresina. O
terceiro cordel é o resultado da pesquisa, a qual, para mostrar a validade da proposta sugerida, foi
embasada no modelo quantitativo apresentado por Antonio Moreira.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.