Uso do Weblog na formação continuada de professores de Ciências e Matemática da rede estadual de ensino do Estado do Piauí

Márcio Aurélio Carvalho de Morais

Resumo


Este trabalho relata uma pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências e
Matemática cujo objetivo geral é conhecer a realidade subjacente à utilização
das tecnologias interativas da web, em especial o Weblog, no ensino de
ciências e matemática, numa perspectiva socio-interacionista, pelo universo
dos professores do Sistema Estadual de Ensino de Estado do Piauí, sujeitos
estes, alunos da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação na
Educação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Por meio
de reflexões postadas no blog da turma (ensinodeciencias.blog-br.com) e de
questionários semi-estruturados, que foram posteriormente analisados, foi
possível avaliar algumas opiniões desses professores-alunos a respeito: a) dos
benefícios reais que professores e alunos podem obter com o uso das
tecnologias digitais no ensino; b) dos desafios e dificuldades que são
encontrados com a incorporação dessas tecnologias digitais à prática
educativa; c) percepção do uso das tecnologias digitais no Ensino de Ciências
e Matemática e d) uso dos recursos da Internet como suporte da atividade
docente. Neste trabalho constatou-se que as tecnologias digitais, em especial o
Weblog, têm tido um papel imprescindível, pois este espaço formativo consistiu
num ambiente contemporâneo de expressão de suas reflexões, vivências,
experiências, trajetórias, onde se pode desenvolver propostas pedagógicas,
articulando a escrita e a comunicação, trabalhando não somente a
compreensão do que está escrito, mas também a interação e a colaboração
que esta ferramenta interativa pode proporcionar aos atores envolvidos no
processo de ensino, ampliando assim as possibilidades de construção de
conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.