O ENSINO DE GEOMETRIA DAS 5ª, 6ª, 7ª e 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 27ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Joice da Silva Lobo

Resumo


Acreditamos que a geometria é importante para melhorar a
aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental.
Movidos por esta crença e alicerçados no referencial teórico
realizamos uma pesquisa no Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais que
compõem a 27ª Coordenadoria Regional de Educação para verificar como a
geometria aparece nos currículos, como é abordada em aula, enfim, como se
desenvolve a construção desse saber. Aplicamos um questionário para 650 alunos
distribuídos entre 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e para 47 professores de matemática desses
alunos, solicitamos o plano de ensino da disciplina de matemática de todas as
escolas da amostra e fizemos uma análise dos mesmos para verificar os conteúdos
de geometria que são abordados nestas séries.
As teorias que serviram para subsidiar este estudo e pesquisa são: as
teorias construtivista e interacionistas de Piaget e Vygotsky, a teoria construcionista
de Papert, a teoria de representação de Fischbein, a teoria de van Hiele, a teoria das
inteligências múltiplas de Gardner e a teoria da aprendizagem significativa de
Ausubel.
Após a análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa, embasados
nas teorias que fundamentam este trabalho, fizemos algumas considerações sobre
os aspectos que foram mais significativos em nossa investigação.


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