APRENDIZAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS E O USO DA CULTURA MAKER EM UMA ESCOLA RURAL

TATIANE MIRANDA DA ROSA FERNANDES

Resumo


Este estudo apresenta a pesquisa realizada com o objetivo de investigar como as contribuições que o uso da Cultura Maker, em um projeto de uma escola rural, proporciona a aprendizagem do objeto de conhecimento denominado Grandezas e Medidas. Para realizar a pesquisa foram investigadas atividades nas quais os alunos pudessem utilizar da criatividade, organização, colaboração com os colegas, e a compreensão dos conceitos com a temática grandezas e medidas, de modo a criar um ambiente exploratório para os conceitos estudados. A pesquisa deu-se por meio de um estudo de caso, que é um procedimento metodológico que enfatiza entendimentos contextuais, sem se esquecer da representatividade, com uma abordagem qualitativa para estudar e compreender as contribuições das atividades Maker, na aprendizagem da Matemática, em uma escola de zona rural, localizada no interior da cidade de Bom Retiro do Sul, no Faxinal Silva Jorge, estado do Rio Grande do sul com alunos do 6º e 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades foram organizadas em seis encontros presenciais de 4 horas, no turno inverso ao das aulas. Os resultados indicam que as atividades permitiram que os alunos realizassem as atividades de forma colaborativa, com ações exploratórias, apresentando um comprometimento na execução das tarefas e a compreensão dos conceitos estudados, de modo que consideram-se adequadas as atividades propostas para alunos do 6º e 7º ano no contexto de uma escola rural, sendo que as atividades favoreceram a compreensão dos conceitos de grandezas e medidas, bem como, as unidades de medidas para tempo, ângulo, volume, área.

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