O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

CRISTINA FROTA DA CONCEIÇÃO

Resumo


O trabalho apresenta o uso das Tecnologias Digitais para o ensino das operações com os Números Inteiros por meio de atividades didáticas de gamificação. O problema desta pesquisa foi quais as contribuições de uma sequência didática, com a utilização de recursos tecnológicos para o aprendizado dos Números Inteiros pelos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Cidade de Oriximiná-Pará? Teve por objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, com a utilização de recursos tecnológicos, para o aprendizado das operações com Números Inteiros nos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa foram: investigar a utilização das tecnologias no aprendizado dos Números Inteiros, visando selecionar atividades que mostrem sua aplicação de forma lúdica e interativa; implementar (desenvolver, aplicar e avaliar) uma sequência didática aliada ao uso das Tecnologias Digitais no ensino das operações com Números Inteiros; avaliar as potencialidades e limitações de uma sequência didática voltada ao ensino das operações com Números Inteiros. O referencial teórico que subsidiou este trabalho está pautado nos jogos pedagógicos, nas metodologias ativas e no uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia de investigação é de base qualitativa, na qual se buscou desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática com a utilização de recursos tecnológicos para o aprendizado das operações com Números Inteiros. Os participantes da fase de aplicação foram os alunos, do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Adélia Figueira, na Cidade de Oriximiná-Pará. Visando atender ao objetivo desta investigação foi elaborada uma sequência didática, utilizando as operações com Números Inteiros. Inicialmente, a sequência apresenta uma história em quadrinhos, visando revisar e aprofundar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com Números Inteiros. Em seguida, foram propostas atividades didáticas envolvendo a metodologia ativa de gamificação com uso da plataforma Wordwall, que permitiu a construção de games de pergunta e resposta, de associação, entre outros. Os resultados apontam que é possível desenvolver atividades didáticas que potencializem o ensino das operações com Números Inteiros, utilizando as tecnologias digitais, como a Plataforma Wordwall, a pesquisadora desenvolveu um conjunto de atividades, com jogos didáticos, envolvendo as operações com os Números Inteiros e foi notório que os alunos participantes da pesquisa apresentaram uma melhor compreensão e desempenho com relação a esses conteúdos, quando foram associadas ao uso das tecnologias digitais. Ressalta-se, ainda, que as atividades desenvolvidas oportunizaram reforçar e aprofundar os conteúdos e trabalhar os procedimentos matemáticos envolvidos nos cálculos com Números Inteiros. Também se entende que as atividades desenvolvidas constituem um material que pode ser disponibilizado aos professores para o ensino, revisão ou aprofundamento desse conteúdo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.