ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR: CONSTRUINDO DIAGNÓSTICO E PROPONDO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS E DE CONTEÚDOS

Sandra Moraes da Silva Cardozo

Resumo


O presente estudo refletiu a importância do Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino
Fundamental, numa perspectiva de Ausubel, usando como ferramenta Mapas Conceituais. A
pesquisa foi desenvolvida no período de dezembro de 2004 até junho de 2005, tendo como
amostra professores das escolas municipais de Boa Vista-RR, que cursavam Pedagogia pela
Universidade Federal de Roraima e professores Estaduais de Boa Vista-RR que cursavam o
Normal Superior no Instituto Superior de Educação de Roraima-ISE. Foi utilizado um
questionário com questões abertas e fechadas, coletando informações sobre a realidade do
Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitando a construção de
um diagnóstico. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados 160 questionários e a
produção de Mapas Conceituais por alunos das 3ª e 4ª séries de escolas Municipais.
Constatou-se neste estudo que os professores necessitam de uma formação mais qualificada
relacionada aos conhecimentos científicos, podendo compartilhar com seus alunos
experiências mais efetivas e significativas. O trabalho aponta para a necessidade de formação
do professor na área do Ensino de Ciências, em relação ao próprio domínio de conteúdos e
experiências com práticas experimentais importante de Ensino. Os professores apresentam
pouco ou quase nenhum conhecimento sobre Aprendizagem Significativa, dificultando o
desenvolvimento da pesquisa. Também apresentam concepções simplistas de ministrar aulas e
utilizar recursos didáticos e tecnológicos. O estudo realizado propôs uma organização do
Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Teoria de
Aprendizagem Significativa, como caminho metodológico para superar algumas visões
fragmentadas e lineares sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno no processo educativo e
construindo uma concepção de Ensino de Ciências de forma mais relevante e significativa
para os alunos e professores. Neste contexto usamos os Mapas Conceituais como uma das
ferramentas condizentes com a Aprendizagem Significativa para desenvolver a potencialidade
cognitiva do aluno na construção de conceitos no Ensino de Ciências de forma criativa,
coletiva e valorizando os princípios da Teoria Cognitivista de Ausubel. A viabilização é
possível, desde que as ações sejam direcionadas para a formação do professor dentro de um
processo de reflexão crítica e investigativa, além dos domínios de conteúdos necessários a sua
formação inicial e continuada, pois acreditamos que por meio destes processos o professor
terá mais condições de desenvolver ensino e aprendizagem significativa. Por outro lado, o
Ensino de Ciências, numa perspectiva de Aprendizagem Significativa Crítica em que o
professor tenha clareza de que existem elementos relevantes a serem percebidos ao
desenvolver um ensino de qualidade. Refletimos nesta pesquisa, a importância do uso de
Mapas Conceituais no Ensino de Ciências para efetivar uma avaliação e uma instrução de

maneira mais condizente com a proposta de Aprendizagem Significativa. Por último,
propomos um Programa de Formação Continuada para os professores, alicerçado nos
princípios da Aprendizagem Significativa e no uso de Mapas Conceituais. Para tanto é
fundamental a realização de atividades de campo, como trilhas ecológicas e temáticas,
buscando a vivência dos processos científicos envolvidos na construção do conhecimento.
Queremos contribuir com uma formação mais efetiva do professor e com uma aprendizagem
em que os alunos possam se desenvolver plenamente, e assim tornar o Ensino de Ciências nas
séries iniciais no Estado de Roraima, potencialmente relevante.


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