O ENSINO DE CONCEITOS LIGADOS A EXOPLANETOLOGIA E A HABITABILIDADE DE FORMA SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO

Gian Alexandre Michaelsen

Resumo


Atualmente o ensino da Física e astronomia encontra-se diluído entre os anos escolares da educação básica. Analisando a vigente Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebemos que conceitos ligados a Astronomia; como por exemplo o conceito de planeta, estrela, sistema solar, dentre outros, são desenvolvidos desde o Ensino Fundamental. Já na etapa do Ensino Médio, torna-se possível o ensino de assuntos que requerem maior abstração, interpretação e conhecimento em técnicas algébricas matemáticas. Com isso acreditamos que o ensino de tópicos ligados à Exoplanetologia e Habitabilidade seja uma temática promissora, na qual o ensino de Física e Astronomia seja fundamentado pelos conhecimentos advindos de anos escolares anteriores. O desenvolvimento desta temática visa o proveito das habilidades do estudante que se encontra na etapa final do Ensino Básico. Utilizando este pensamento como base, esta pesquisa foi realizada com estudantes cursantes do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio, matriculados em uma escola pública, pertencente a rede estadual e localizada na cidade de Novo Hamburgo/RS. As atividades pedagógicas foram apresentadas para os alunos no formato de um guia didático, guia este, que foi desenvolvido no intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa de confeitos relacionados a Exoplanetologia e Habitabilidade. Os encontros didáticos instrucionais foram realizados através de sessões de vídeo conferências, seguindo as orientações definidas para o ensino durante o período pandêmico do Coronavírus (COVID-19). No decorrer da execução do material didático os estudantes tiveram contato com conceitos ligados a Exoplanetologia e a Habitabilidade, onde, apoiados pelos conhecimentos prévios, todos conseguiram inferiram assertivamente o status de Habitabilidade dos diferentes exoplanetas estudados. A aprendizagem foi constatada através da análise dos dados coletados nas diferentes etapas, sendo elas: um pré-teste, execução do guia didático, pós-teste e uma entrevista. Esta entrevista foi realizada com base nos protocolos “Report Aloud” e “Think Aloud”, no intuito de identificar processos mentais realizados pelos estudantes. Os dados escritos, bem como a transcrição da entrevista, foram analisados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio da análise pudemos identificar diferentes relações conceituais emergentes na resolução de questões problema. Uma análise gestual foi também realizada utilizando o material visual 6 coletado durante a entrevista, a fim de identificar imagens mentais possivelmente formadas pelos estudantes. As evidências de aprendizagem foram estudadas a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As relações entre as evidências coletadas e a teoria de ensino e aprendizagem que embasa esta pesquisa permitiram a identificação de indícios da aprendizagem significativa de conceitos ligados a Exoplanetologia e a Habitabilidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.