TEORIA DOS CONJUNTOS EM BANCO DE DADOS RELACIONAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTATIVA PARA CURSOS TÉCNICOS EM INFORMÁTICA

Edilaine Jesus da Rocha

Resumo


Os bancos de dados são aplicações importantes no mundo do software e, devido a sua importância, os cursos Técnicos em Informática possuem disciplinas de Banco de Dados. Nestas, o aluno aprende a parte conceitual ligada à modelagem do banco e desenvolvimento conceitual das consultas utilizando a Álgebra Relacional até a sua implementação com a linguagem SQL. Ao chegarem nos cursos Técnicos em Informática, os alunos se deparam com novas temáticas, inclusive da área da Matemática, como é o caso da Teoria dos Conjuntos. A partir de livros didáticos e da BNCC se percebeu que a temática dos conjuntos vem relacionada aos conjuntos numéricos. Esse fato faz com que os alunos necessitem de uma revisão relacionado ao tema Teoria dos Conjuntos, para que a aprendizagem dos conteúdos relacionados a consultas de Banco de Dados como Álgebra Relacional seja facilitada. A partir deste cenário, o presente estudo teve como objetivo implementar uma Sequência Didática Adaptativa para revisar, aprofundar e aplicar os conceitos relacionados à Teoria dos Conjuntos em Banco de Dados Relacionais, no contexto dos cursos Técnicos em Informática. Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2021, de maneira remota, em função da pandemia de Covid-19, com alunos dos cursos Técnicos em Informática de uma rede de escolas privadas do Rio Grande do Sul (RS). Para atingir os objetivos propostos, optou-se pela utilização de pesquisa de métodos mistos, pois há uma integração entre componentes qualitativos e quantitativos. No que se refere aos componentes qualitativos foi utilizado como base um estudo de caso. Os dados qualitativos foram obtidos através das análises de cada uma das etapas da Sequência Didática e na atividade dissertativa, aplicada no último encontro. Os resultados obtidos da Sequência Didática foram originários das análises dos multicaminhos, realizados pelos alunos participantes durante a realização das atividades, e das respostas dos alunos na atividade dissertativa do último encontro. Esses resultados qualitativos foram analisados a partir da abordagem de análise de conteúdo. Já os resultados qualitativos foram obtidos no quarto encontro a partir da aplicação do questionário de avaliação do curso de extensão. Os dados obtidos pelo questionário foram analisados a partir da estatística descritiva. O foco descritivo, envolve a criação de um quadro que resume uma amostra da população em termos de variáveis fundamentais que estejam sendo pesquisada. Os resultados obtidos a partir das análises apontam que a sequência didática adaptativa com multicaminhos contribuiu de maneira diferenciada de acordo com os conhecimentos distintos dos alunos sobre a temática teoria dos conjuntos e banco de dados relacional.

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